Início do conteúdo

Artigo de servidoras do Campus recebe destaque em publicação sobre a enchente de maio de 2024


O artigo denominado “A experiência psicossocial no acolhimento das famílias atingidas pelas enchentes em Bento Gonçalves e região”, escrito pelas servidoras Thaís Saalfeld, Ana Claudia Kirchhof e Susana Zandoná, recebeu uma premiação de destaque no livro Relatos da enchente de maio de 2024: Memórias da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. A obra foi publicada pelo IFRS e está disponível gratuitamente em formato digital. Reúne, no total, 32 narrativas de servidores, estudantes e membros da comunidade externa, que compartilharam suas vivências e reflexões sobre a pior catástrofe climática da história do estado.

O reconhecimento dado pela comissão organizadora do material se deve à qualidade e ao impacto das contribuições do relato. “Quando recebemos a proposta de escrever para o livro, foi uma grata surpresa. Tivemos a oportunidade de relatar um pouco do que vivemos durante aqueles dias. E depois, ao saber que nosso artigo foi destacado entre os cinco melhores relatos, ficamos muito felizes. Saber que nossa contribuição teve um impacto positivo nos emocionou bastante”, destacaram as servidoras.

O livro foi produzido a partir de seleção realizada pelo Edital Proppi/Proen/Proex 02/2024 e tem como objetivo preservar a memória dos acontecimentos de maio de 2024, quando chuvas intensas provocaram deslizamentos e alagamentos em diversas regiões do estado, afetando a infraestrutura e a rotina dos campi do IFRS. Além de registrar os desafios enfrentados, a obra também evidencia as ações de solidariedade e resiliência da comunidade acadêmica.

A publicação foi organizada pelas Pró-reitorias de Ensino (Proen); Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi); e Extensão (Proex) do IFRS, com a colaboração de avaliadores de Institutos Federais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Fim do conteúdo