Aluno com necessidades educacionais específicas participa de atividades letivas em Vinícola localizada no Vale dos Vinhedos

O aluno William da Rocha Pires, que está no segundo ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio, foi recebido na Vinícola Cavalleri, no dia 8 de novembro, como parte de ação do projeto integrador desenvolvido no Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne).

Localizada no Vale dos Vinhedos, a Vinícola Cavalleri está em processo de ampliação do grau de acessibilidade e o acesso ao processo de produção foi certamente uma vivência significativa para o aluno, avalia Natália Cavalleri, filha dos proprietários, que atua na administração do empreendimento.

As atividades realizadas na ocasião tiveram como objetivo “possibilitar que o aluno experienciasse vivências reais do que estuda diariamente, especialmente o que engloba o mundo da uva e vinho”, explica a professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Rosangela Garcia, coordenadora do projeto.

Aprendi sobre o processo de produção de vinho, o engarrafamento. Vi coisas diferentes do que tinha aprendido, foi uma visita boa porque pode me ajudar no futuro. Um familiar tem uma parreira, muitas parreiras não dá para ir com a cadeira de rodas.

William da Rocha Pires

O monitor Christian Casanova e as psicopedagogas Lauren Poletto e Jacqueline Bernardo da Silva acompanharam o estudante. Elas consideram que “o diálogo com os saberes desenvolvidos na sala de aula e o atendimento psicopedagógico no Napne são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo do aluno”. Destacam, também, que a ação amplia o conhecimento da equipe do Núcleo em relação à área de estudo dos alunos com necessidades educacionais específicas.

Durante a visita, com tutoria do enólogo Lourenço Vaccaro, foram apresentados vários pontos importantes no âmbito da vitivinicultura, dentre eles a elaboração de vinhos, sucos e espumantes, os processos realizados, os materiais e ferramentas da vinícola, além de toda a parte histórica e teórica sobre os tipos de uvas. A equipe do Napne agradece a acolhida carinhosa e a disponibilidade de todos os profissionais envolvidos, informa a professora Rosangela.