Alimentos arrecadados na “Copa Coopera” foram doados para entidades beneficentes

Professora Tatiani Secretti e o Presidente da CoopeBG, Gabriel Zanon.

Os alimentos arrecadados na segunda edição da “Copa Coopera”, realizada no sábado, dia 20 de maio, pela Cooperativa-Escolar (CoopeBG), foram entregues ao Projeto Compaixão e doados à Casa Pão dos Pobres, da Paróquia Santo Antônio, e para o Centro Espírita Lar da Caridade, entidades de Bento Gonçalves.

No total, foram arrecadados no momento das inscrições dos dez times que participaram da competição 90 litros de leite e 110 quilos de alimentos não perecíveis. A coordenadora do Projeto Compaixão, professora Tatiani Secretti, agradece à CoopeBG por proporcionar “diversão e solidariedade juntas”.

A CoopeBG

A Cooperativa Escola dos Alunos da Escola Agrotécnica Federal de Bento Gonçalves Ltda – CoopeBG é uma associação de estudantes, dirigida por eles, para a realização de atividades inspiradas nos princípios cooperativistas.

Surgiu em 1971, no então Colégio de Viticultura e Enologia (CVE), quando foi criada uma associação que passou a ser chamada de Cooperativa, embora ainda não estivesse oficialmente registrada dessa forma. Em 1978, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Cooperativa, constituída por 78 associados, na qual foram aprovados o seu Regimento e Estatuto, Assim, a associação foi oficializada como Cooperativa Escolar de Trabalho do Colégio de Viticultura e Enologia Ltda (Coetagri) e recebeu o certificado de funcionamento no dia 14 de agosto de 1979.*

Atualmente, o Campus Bento Gonçalves do IFRS mantém com a CoopeBG um acordo de parceria para cooperação e intercâmbio de ações de colaboração técnico-científico, para execução de atividades de pesquisa, extensão e ensino.

O Projeto Compaixão

Atua realizando ações voluntárias, as quais são planejadas, desenvolvidas e avaliadas pelos estudantes e servidores do Campus Bento Gonçalves nas entidades indicadas pela Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários e demais instituições interessadas.

Dessa forma, contribui para o desenvolvimento da ética, da prática social, da solidariedade e do humanismo, visando não somente à formação profissional, mas também a formação humana e cidadã dos seus integrantes.

* Fonte: CARDOSO, A. V. Retrospectiva histórica do Campus Bento Gonçalves do IFRS: desde a Escola de Viticultura e Enologia. Bento Gonçalves: Sermo, 2020. 112 p. ISBN 978-65-990724-0-6.