Alimentação saudável para uma mente saudável

Distante da realidade da maioria das instituições de ensino público no Brasil, o Campus Bento Gonçalves oferece a seus estudantes todos os dias refeições de qualidade. No total são quatro cursos de ensino médio integrado com aulas em dois turnos e possuir um refeitório é essencial, em especial para estudantes que moram distantes da escola. Mas o campus não apenas oferece um lugar para que os alunos se alimentem, mas sim onde se alimentam bem. Sabemos que o resultado da sala de aula também passa pelo refeitório e uma alimentação saudável é essencial para um melhor aproveitamento e desenvolvimento do estudante durante sua jornada escolar.

Todos os dias mais de 350 refeições são oferecidas do Refeitório do Campus Bento Gonçalves. Todos os meses, mais de 7.200 pratos são servidos, e para preparar essa quantidade de alimentos com qualidade, o setor do refeitório conta com uma equipe de 11 pessoas, entre cozinheiras, auxiliares e padeiro, coordenados pela nutricionista do campus Maiara Bettanin. Ela nos deu uma breve entrevista falando de como se desenvolve todo esse processo de alimentar de forma saudável um público de paladar tão peculiar como o de adolescentes, que é o maior público frequentador do Refeitório.

Hoje vemos uma cultura da alimentação saudável e de uma vida menos sedentária, mas ao mesmo tempo, pesquisas mostram um crescente número de pessoas com problemas causados pela má alimentação. Como uma nutricionista pode atuar dentro de uma instituição de ensino para realizar essa necessária educação alimentar?

Como nutricionista escolar, é essencial seguir as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em que, um dos objetivos é formação de hábitos saudáveis dos estudantes. Para uma alimentação mais saudável, trabalho em duas frentes: Na escola com a educação alimentar, ministrando palestras sobre alimentação saudável no campus, em conjunto com professores, no refeitório, onde coloco em prática essa educação alimentar, mostrando que as preparações saudáveis também podem ser saborosas.

Conversando com os estudantes ouvimos muitos elogios sobre a alimentação servida no refeitório do campus. Quais são os critérios que você usa para formular o cardápio e como novas receitas são introduzidas? Há um trabalho específico com o pessoal da cozinha sobre esses novos pratos?

O cardápio é elaborado respeitando os hábitos alimentares e a nossa cultura alimentar, priorizando os produtos da Agricultura Familiar (seguindo orientações do PNAE). Na prática: Procuro inserir gradualmente alimentos integrais, para o paladar dos estudantes ir se acostumando aos poucos (o arroz integral é parte do cardápio por 3 vezes na semana). Disponibilizamos várias opções de saladas e frutas (algumas vezes as frutas são picadas, com o objetivo de uma maior ingestão). O acompanhamento é preferencialmente algum legume refogado. As carnes são sempre assadas, grelhadas ou em molho. Mas sem “terrorismo nutricional”, a alimentação precisa ser variada, colorida, saborosa e saudável ao mesmo tempo. Buscando uma maior variedade, as novas receitas são testadas primeiramente com o próprio pessoal que trabalha na cozinha, realizando alguma modificação, se necessário, e após adequações, a mesma é inserida no cardápio. A aceitação dos estudantes é avaliada de acordo com o seu desperdício e o motivo do mesmo. Para uma maior aceitação por parte da equipe que trabalha comigo na cozinha, sempre que apresento alguma receita nova, explico os benefícios de inserirmos essa preparação na alimentação que servimos para nossos estudantes e para nós mesmos.

Por fim, que dica de alimentação você daria para aquele estudante que vai enfrentar uma prova demorada, difícil ou mesmo um processo de seleção como um vestibular?

Essas dicas não valem só para a véspera da prova de vestibular ou outros processos seletivos, é essencial que os vestibulandos adotem uma dieta alimentar saudável que irá contribuir para que os dias sejam mais produtivos e na prevenção de doenças.

Realize todas as refeições (café-da-manhã, lanches, almoço e jantar);
Não faça a prova de estômago vazio;
Evite comidas muito condimentadas, refeições pesadas e com muita quantidade.
Faça refeições leves;

Mastigue os alimentos, coma devagar;
Evite alimentos que não está acostumado a ingerir na véspera da prova;
Hidrate-se, beba água;

Priorize alimentos integrais;
Durma bem!

Maiara Bettanin é a Nutricionista do Campus Bento Gonçalves desde 2016. Formada em Nutrição para FACEBG, possui especialização em Nutrição e Gastronomia Funcional pela Fatec, além de cursos de capacitação na área de alimentação escolar, educação alimentar e nutricional na infância e na atenção primária à saúde.