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Acessibilidade


Acessibilidade e adequações curriculares para estudantes com necessidades específicas

No IFRS, para cada estudante com necessidades educacionais específicas que demandam de acessibilidade curricular, de qualquer curso ofertado por essa Instituição de Ensino, deverá ser elaborado um Plano Educacional Individualizado (PEI).

Neste sentido, o PEI é um recurso pedagógico com foco individualizado no estudante e tem por finalidade otimizar o processo de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência ou outras especificidades. Neste instrumento devem ser registrados os conhecimentos e habilidades prévios que identificam o repertório de partida, para que seja possível acompanhar a evolução em direção aos objetivos, e planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem.

O PEI deverá ser elaborado a partir das informações coletadas junto aos responsáveis e ao estudante, e construído de forma colaborativa, entre o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Setor Pedagógico, Assistência Estudantil e corpo docente do curso no qual o estudante ingressou.

 

Acessibilidade e adequações curriculares para estudantes indígenas

Deverá ser elaborado um PEI para cada estudante indígena, de qualquer curso ofertado no IFRS. Neste sentido, o PEI é um recurso pedagógico que tem por finalidade otimizar o processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes indígenas do IFRS. Trata-se de um registro a partir de um levantamento sociolinguístico que considera aspectos histórico-culturais das diferentes etnias dos estudantes indígenas da Instituição. Propõe reunir em um único documento os conhecimentos e as habilidades prévias que identificam o repertório do estudante.

É uma proposta pedagógica que deve ser construída de forma colaborativa pelos(as) profissionais do setor pedagógico, assistência estudantil, docentes e Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), considerando as especificidades desse perfil de alunado.

Última atualização em 22/06/2023

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