Início do conteúdo

Aberto o prazo de envio de trabalhos para o 1º Encontro Brasileiro de Enoturismo


O Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em conjunto com mais 11 instituições do país, está organizando o 1º Encontro Brasileiro de Enoturismo, evento que acontecerá de 22 a 24 de outubro de 2025, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Até o dia 9 de junho, interessados podem submeter trabalhos que serão apresentados durante o evento. Para conhecer as regras de submissão (resumo expandido) e enviar seu trabalho, acesse o Portal de Eventos do IFRS.

Contando com o apoio de profissionais e pesquisadores da UCS, Unipampa, IFSC, UFPR, UEPG, IFSP, Unirio, UFCG, UFPB, UF Recôncavo da Bahia e IFB, o 1º Encontro Brasileiro de Enoturismo tem como propósito divulgar o trabalho de pesquisadores e organizações do setor vitivinícola voltado ao enoturismo no país, aproximando discussões e desafios. Nos últimos anos, a expansão do cultivo de uvas e da elaboração de vinhos no Brasil tem alcançado diferentes estados e, como parte das estratégias de viabilização e fortalecimento das vinícolas, destaca-se a atividade enoturística.

O evento leva o nome de “Encontro” pelo interesse em reunir tanto a comunidade acadêmica quanto a empresarial envolvida no segmento do enoturismo. Dessa forma, a programação do evento é alicerçada em atividades de cunho científico, empresarial e sociocultural. O componente científico-empresarial envolverá a conferência de abertura e de encerramento, sessões de apresentação de trabalhos e mesas-redondas com representantes dos setores privado e público, de entidades ligadas ao segmento, e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento (tais como enologia, agronomia, engenharia, turismo, hotelaria, administração, comércio exterior, marketing etc.). O componente social será composto por rodadas de degustação (com vinhos de diferentes regiões do país), visitas técnicas a roteiros de enoturismo em Bento Gonçalves e região, além de apresentações culturais que ocorrerão ao longo do evento, com artistas locais.

Os Grupos de Trabalho do evento versam sobre temas relevantes e atuais, tais como Acessibilidade e Inclusão, Gestão Estratégica e Marketing, Neurociências, Mulheres e vitivinicultura, Sustentabilidade, Território e Patrimônio Vitícola, entre outros.

Para acompanhar a divulgação de inscrições e da programação do evento, siga a conta no Instagram.

Fim do conteúdo