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Gestão do campus se reune com representantes dos Diretórios Acadêmicos


Na segunda-feira, 25 de março, a equipe de gestão do campus Bento Gonçalves reuniu as entidades estudantis para uma conversa. Na oportunidade, cada diretoria apresentou sua estrutura organizacional e os resultados obtidos no ano de 2018.

Thiago Sávio Carbone, diretor de Desenvolvimento Institucional, destacou o trabalho realizado em 2018 na elaboração do PDI 2019 – 2023 onde cabe destacar a previsão de aumento de vagas ofertadas até o ano de 2023. O processo de construção do Plano de Ação do Campus para 2019 com a participação efetiva de toda a comunidade escolar, além da importância das atividades desenvolvidas pela Pesquisa Institucional, como alimentação dos dados de sistemas como SISTEC e Plataforma Nilo Peçanha, participação nos processos de avaliação e de elaboração de novos cursos. Ressaltou o trabalho da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, responsável pelos processos de ingresso de servidores e de professores substitutos, capacitação de servidores, entre suas inúmeras atribuições. Cláudia Lorenzon, coordenadora de Gestão de Pessoas (diretora substituta da DDI) também participou da reunião. Por último evidenciou a importância do trabalho realizado pela equipe de Tecnologia de Informação do campus e destacou os investimentos nas melhorias do parque tecnológico do Campus com a aquisição de novos pontos de acesso wireless, novos computadores e licenças do Pacote Microsoft Office, dentre outros.

Raquel Scotton, diretora de Extensão, apresentou o número de ações de extensão realizadas em 2018 (noventa e cinco), destacando eventos como a Mostra Técnica, onde foram apresentados 53 trabalhos expositivos, recebendo mais de 800 visitantes. Destacou também a participação do campus em eventos externos, como a Wine South America, Transposul, Avaliação Nacional dos Vinhos e ExpoClara. Os projetos de extensão contaram com 32 bolsistas e 24 alunos voluntários. A diretoria também é responsável pelo setor de visitas técnicas, tendo sido realizadas 196 visitas em 2018 e pelo setor de Comunicação, que elaborou 14 releases, 269 postagens de ações na página do Campus e atingiu 9170 seguidores em suas mídias sociais.

Leonardo Cury, diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, apresentou os resultados da diretoria, destacando que foram desenvolvidos 38 projetos de pesquisa em diferentes áreas, envolvendo cerca de 60 estudantes, entre bolsistas e voluntários. Seis estudantes obtiveram auxílios para apresentação de trabalhos em eventos e durante o Salão de Iniciação do campus foram apresentados 67 trabalhos. Também foi destacada a implementação de parcerias com empresas e entidades, e o registro da primeira patente do campus. O campus conta atualmente com duas especializações em andamento e a diretoria está empenhada na elaboração de proposta de Mestrado Profissional na área de Viticultura e Enologia.

Elisângela Batista Maciel, diretora de Administração, apresentou os diversos setores que fazem parte da Diretoria, destacando as principais realizações, como a instalação de duas novas salas de aula no bloco do Salão de Atos, a reforma e adequação do depósito de agrotóxicos na Estação Experimental, licitações para a reforma do telhado do primeiro bloco da Vinícola e para a implantação do PPCI da sede. Apresentou os valores de orçamento aprovado e executado entre os anos de 2014 a 2019, destacando a forte redução ocorrida desde 2016. Apesar disso, foi feito grande esforço, resultando em uma execução acima do previsto, com ações desenvolvidas com recursos extra-orçamentários, como o TED para a reforma do telhado e recursos descentralizados pela reitoria do montante de investimento do IFRS.

Rubilar Simões Junior, diretor de Ensino, destacou a atualização dos PPCs dos cursos, adequando-os à Organização Didática do IFRS e buscando reduzir a evasão e retenção, ampliação do quadro de docentes e o planejamento para a ampliação de cursos ofertados pelo campus. Apesar da redução orçamentária, o campus aumentou o número de alunos, contando, em março deste ano, com 1748 estudantes. Outra medida a ser destacada é o esforço em se aumentar as vagas em cursos técnicos de nível médio, diminuindo-se a distorção entre oferta de cursos superiores e técnicos, destacou, ainda que a previsão é de que no ano de 2023 o Campus atinja o número aproximado de 2300 estudantes. Também foi informado sobre as normativas criadas, com destaque sobre a constituição dos Colegiados e Núcleos Docentes e eleição de coordenadores em todos os cursos, incluindo os técnicos. A diretoria de ensino também esteve representada pelas colegas Fernanda Zorzi, coordenador de graduação, Lilian Molon, coordenação de Ensino Médio e Educação Profissional e Ana Cláudia Kirchoff, coordenadora de Assuntos Estudantis.
Todas as diretorias apresentaram também as ações previstas para execução em 2019.

A Diretora Geral Soeni Bellé, reforçou as ações realizadas visando aumentar nossa inserção junto à comunidade externa, e solicitou às entidades estudantis presentes que apresentassem suas demandas e questionamentos. Também informou que será apresentada à equipe de gestão da reitoria, o pedido de recursos para a reforma da área da cozinha/churrasqueira do DTG, para que os estudantes e servidores possam dispor de um espaço amplo para confraternização.

A presidente do Grêmio Estudantil (Getae), estudante Luísa Gabriela Rabaioli, apresentou a reivindicação dos estudantes para que o Ginásio de Esportes permaneça aberto durante o intervalo do almoço. Representantes de diversos diretórios acadêmicos solicitaram a ampliação do horário de funcionamento da enfermaria. O representante do Diretório Acadêmico de Logística (Dalog), Willian de Moura, sugeriu que o campus amplie suas ações na área do empreendedorismo, destacando que a logística está presente em todas as áreas de atuação do campus, como por exemplo, na enologia, e que poderiam ser realizadas ações integradas entre o curso de Tecnologia em Logística e os demais cursos do campus.
Foram feitos questionamentos também sobre a melhoria dos laboratórios de informática.

Estiveram presentes representantes das seguintes entidades: GETAE, COOPEBG, e os Diretórios Acadêmicos dos cursos de: Alimentos, Agronomia, Horticultura, Licenciaturas, Logística, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Viticultura e Enologia.

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