Início do conteúdo

Campus Bento Gonçalves realiza formação pedagógica para o início do ano letivo de 2026


No dia 18 de fevereiro, o IFRS – Campus Bento Gonçalves promoveu uma tarde de recepção e planejamento voltada aos seus servidores, marcando o início das atividades para o ano letivo de 2026. O evento, realizado no Salão de Atos, reuniu docentes e técnicos-administrativos, com o objetivo central de alinhar as diretrizes acadêmicas e fortalecer o compromisso coletivo com a educação pública de qualidade, antes do retorno dos alunos.

O Diretor-Geral do Campus, Rodrigo Otávio Câmara Monteiro, ao dar as boas-vindas, destacou o compromisso contínuo com a melhoria das condições de trabalho e da qualidade do ensino. O diretor ressaltou que o campus trará diversas novidades ao longo do ano, reforçando que a gestão permanece de portas abertas para ouvir e dialogar com toda a comunidade.

A Diretora de Ensino, Luciana Pereira Bernd, pontuou que 2026 marca um ciclo significativo para a instituição, especialmente pela migração total do sistema acadêmico. “100% dos nossos alunos estão inseridos no sistema SIGAA”, afirmou a diretora.
Além das mudanças nos sistemas, a professora Luciana Bernd destacou investimentos em infraestrutura e modernização, incluindo:
• Troca de projetores e revisão de cabos multimídia em todas as salas de aula.
• Instalação de novas telas de projeção no Salão de Atos e salas de áudio.
• Ampliação da conectividade com novos pontos de internet e instalação de câmeras de monitoramento para maior segurança.
• Instalação de cortinas nas salas de aula para melhorar o conforto visual durante as aulas diurnas.

Pauline Fagundes Rosales (Diretora de Extensão) e Luciana Moreira de Souza (Diretora de Pesquisa,  Pós-Graduação e Inovação) também apresentaram diretrizes para o ano. Foi destacada a curricularização da extensão, que passa a integrar os currículos de novos cursos, e a implementação do sistema Portal Integra para a certificação de eventos, facilitando o acesso dos estudantes aos seus certificados. Na área de pesquisa, foi anunciado o cronograma de editais para seleção de bolsistas, com inscrições iniciando ainda no mês de fevereiro.

O Napne (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) apresentou o panorama dos estudantes de inclusão, que este ano conta com um número crescente de alunos e o suporte de monitores, intérpretes de Libras e psicopedagogas.

O evento contou com um café de integração no refeitório do campus, proporcionando um momento de confraternização entre os servidores, antes do início oficial das aulas com os estudantes, em 19 de fevereiro.

Ao encerrar as atividades de recepção, o Diretor-Geral do Campus expressou seu entusiasmo com o novo ciclo e reforçou o compromisso da gestão com a comunidade acadêmica: “Foi um momento importante de recepção, acolhida, orientações e, sobretudo, de integração e retomada das atividades acadêmicas”.

Fim do conteúdo