Início do conteúdo

1º Encontro Brasileiro de Enoturismo destaca identidade cultural e produção científica no primeiro dia de atividades


Entre os dias 22 e 24 de outubro de 2025, Bento Gonçalves foi sede do 1º Encontro Brasileiro de Enoturismo, que teve suas atividades distribuídas entre a Fundação Casa das Artes e o Dall’Onder Grande Hotel. A programação de abertura, realizada no dia 22, evidenciou o caráter científico, cultural e interdisciplinar do evento, que reuniu mais de 150 participantes de diferentes regiões do país e do exterior.

O encontro foi concebido com o propósito de aproximar a comunidade acadêmica, empresarial e institucional envolvida no segmento do enoturismo, promovendo a troca de experiências e a reflexão sobre os desafios do setor. De natureza interdisciplinar, o evento abordou temas relacionados às ciências sociais aplicadas, humanas, agrárias, exatas e ambientais.

Durante o primeiro dia, foram apresentados 47 trabalhos científicos distribuídos em oito grupos temáticos, demonstrando a amplitude e a diversidade das pesquisas em andamento sobre o tema no Brasil. Houve, também, rodadas de degustação com a Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) e a Uvas e Vinhos da Serra Fluminense (Aviva). A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades e foi seguida da mesa redonda internacional “Desafios e Oportunidades no Enoturismo”, mediada por Ivane Fávero, com a participação de José Arruda (Associação Mundial de Enoturismo – Portugal), Beatriz Paulus (Atuaserra), Mara Flora (Associação Brasileira de Enoturismo) e Gabriel Santos Garcia (Universidad de La Laguna – Ilhas Canárias).

A conferência de abertura foi ministrada por Emanuela Panke, presidenta da Iter Vitis – Los Caminos de la Vid, itinerário cultural certificado pelo Conselho da Europa. Em sua palestra, “Enoturismo como expressão cultural: raízes europeias e identidade brasileira”, Emanuela abordou a importância do enoturismo como manifestação de identidade e valorização do patrimônio vitivinícola.

Encerrando o primeiro dia, houve apresentação do Coral Casa das Artes e lançamento de obras acadêmicas relacionadas ao setor, entre elas Arquitetura de Vinícolas, de Vanja Hertcert; Coletânea e colheitas: Pensando as uvas e os vinhos com um olhar eno-geográfico, de Fernando Gama e Onorato Fagherazzi; e Cultivando estratégias: um framework para a competitividade nas agroindústrias familiares, de Raquel Breitenbach, Alana Foresti e Tatiane Pellin Cislaghi. A noite terminou com um coquetel de confraternização entre os participantes.

Fim do conteúdo