Geral
Estudantes do Curso de Tecnologia em Logística visitaram o Tecon Rio Grande
No dia 01º de novembro de 2025, 42 estudantes do Curso de Tecnologia em Logística, acompanhada pela professora Tatiane Pellin Cislaghi, visitaram o Tecon Rio Grande com recursos próprios. A viagem foi organizada pelos próprios estudantes, desde o primeiro contato e contratação do transporte.
O terminal de containers Tecon Rio Grande é o mais automatizado do Brasil. Localizado a 320 km da cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, foi o primeiro terminal de containers privatizado do Brasil em operação, através de uma licitação em 1997. Atende as principais linhas marítimas que conectam o Brasil a importantes mercados internacionais (Tecon Rio Grande, 2025).
Confirmando uma ótima performance em 2025, o Terminal de Contêineres (Tecon) Rio Grande registrou de janeiro a setembro deste ano uma movimentação de 770,6 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). O resultado representa um incremento de cerca de 25% em relação ao mesmo período de 2024.
Os números constam na divulgação de resultados da Wilson Sons (responsável pela gestão do complexo logístico gaúcho), publicada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 04 de novembro de 2025. Em recente entrevista concedida ao Jornal do Comércio, o diretor-presidente do Tecon Rio Grande, Paulo Bertinetti, já havia comentado sobre a boa performance do terminal neste ano.
A perspectiva é fechar 2025 com mais de 1 milhão de TEUs trabalhados, o que será o recorde histórico do empreendimento. Uma das razões para os bons resultados é a consolidação da concentração de cargas que têm como destino final o chamado mercado do Prata (Argentina e Uruguai). A iniciativa é consequência de uma parceria do Tecon Rio Grande com o armador sul-coreano Hyundai Merchant Marine (HMM) e com a operadora Bengal Tiger Line (BTL), firmada em meados de 2024.
A ação envolve cargas de transbordo (feeder) no porto gaúcho. Os itens chegam ao Estado em navios de maior porte para depois as mercadorias seguirem por meio de embarcações menores para os países vizinhos. O transporte pode envolver os mais diversos tipos de cargas: secas, refrigeradas, peças para a indústria automotiva, entre outras (Jornal do Comércio – Porto Alegre, 2025).
Na oportunidade, os estudantes foram recepcionados pelo colaborador Richard Almeida, responsável pelo setor comercial, que apresentou sobre as atividades realizadas no Porto e após um longo “bate-papo” e histórias sobre as mais diversas situações, mostrou as instalações do terminal. Pudemos ver in loco a operação de um grande navio de 330 metros, o que agregou muitos conhecimentos a todos os presentes. A visita técnica proporcionou vivenciar na prática muitos conteúdos abordados em sala de aula, aproximando e exemplificando por meio de situações reais a teoria relacionada ao comércio internacional. Como relato, segue fala da estudante Gleciane: “Com toda certeza essa visita técnica foi enriquecedora, pois vi na prática alguns conceitos teóricos já estudados, pude ter uma visão bem ampla de como funcionam as operações portuárias, vê a realidade do dia a dia é incrível”.
A estudante Giovanna relata: “A visita ao Porto de Rio Grande foi uma experiência transformadora, repleta de muito aprendizado. Ver de perto a imensidão das operações, o ritmo das cargas e a sincronia entre tecnologia e trabalho humano revelou a grandiosidade por trás da logística portuária. Esta foi uma experiência simplesmente inesquecível, daquelas que marcam não só pela grandiosidade do lugar, mas pela riqueza de conhecimentos que o Richard nos passou, ver de perto o funcionamento real de algo que movimenta o nosso país foi sem dúvidas enriquecedor”. O estudante Eduardo Lucas complementa “Visitar o Porto de Rio Grande foi uma experiência incrível. Eu sempre ouvi falar da importância dele para o estado e para o Brasil, mas ver tudo de perto foi algo totalmente diferente, é impressionante o tamanho da estrutura e todo o trabalho que acontece ali todos os dias. Durante a visita, pude entender melhor como funciona a logística portuária e a importância de cada etapa, desde a chegada das cargas até o embarque nos navios, foi interessante ver como tudo é feito com tanto cuidado, segurança e organização, além de aprender bastante, foi uma oportunidade de enxergar como o porto é essencial. Sem dúvida, foi uma visita que valeu muito a pena e que vai ficar marcada na memória”.
O estudante Leandro destaca: “A visita técnica reforçou a importância do Porto de Rio Grande não apenas como infraestrutura de transporte, mas como vetor de desenvolvimento sustentável e inovação, alinhado às exigências do comércio global e às metas de redução de impacto ambiental. Foi uma experiência incrível. Nos sentimos muito orgulhosos em conhecer esse modal de transporte e, principalmente, reconhecer um trabalho extremamente competente e inovador”.


