Geral
Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados forma primeira turma de 2025
Na quarta-feira, 2 de julho, o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados do Campus Bento Gonçalves do IFRS certificou a conclusão de mais uma turma, composta por 35 participantes provenientes do Haiti e de Cuba.
A iniciativa é coordenada pelos professores Carina Fior Postingher Balzan e Kleber Eckert e integra a curricularização da extensão no curso de Licenciatura em Letras, por meio do componente Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão. As aulas são ministradas por licenciandos do quinto semestre, que têm a oportunidade de vivenciar a prática docente no contexto do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc).
A proposta contribui tanto para a inserção social de imigrantes e refugiados, que buscam maior domínio da língua portuguesa para seu cotidiano no Brasil, quanto para a formação de futuros professores, ao oferecer uma experiência direta com o ensino de língua não materna.
Desde a criação do projeto, em 2013, mais de 600 imigrantes e refugiados de diferentes nacionalidades já participaram do curso.