Início do conteúdo

Curso Técnico em Meio Ambiente promove ações em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente


Durante o mês de junho, o Curso Técnico em Meio Ambiente do Campus Bento Gonçalves do IFRS desenvolveu uma série de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. A programação envolveu ações práticas, oficinas, participação em eventos e atividades integradoras com outras turmas da instituição.

Entre os dias 3 e 5 de junho, estudantes do curso participaram da Conferência Internacional de Educação Ambiental (CIEDUCA) e do 16º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS). A participação foi viabilizada por meio de convite do Instituto Venturi para Estudos Ambientais, representado por sua presidente, Arlinda Cézar Matos.

Ao longo do mês, os estudantes do 2º ano desenvolveram jogos educativos com temáticas ambientais, como “Detetive Ambiental”, “Roda a Roda”, “Dorminhoco”, jogos de cartas e de tabuleiro. As atividades foram aplicadas a alunos do 1º e 3º anos do próprio curso e também aos estudantes do Técnico em Informática para Internet, promovendo integração e revisão de conteúdos.

Os alunos do 3º ano realizaram a confecção de pesos de porta reutilizando caixas de leite e tecidos de uniformes em desuso. As peças foram distribuídas em salas de aula com uma breve fala sobre destinação correta de resíduos e reaproveitamento de materiais.

No dia 6 de junho, estudantes do 3º ano apresentaram o curso para crianças e adolescentes do Projeto Bombeiro Mirim, compartilhando informações sobre o IFRS e sobre a formação técnica em Meio Ambiente.

Já no dia 9 de junho, outra atividade envolveu estudantes de diferentes cursos do campus em um exercício coletivo sobre sustentabilidade. Os participantes foram convidados a propor soluções sustentáveis para situações-problema relacionadas às suas respectivas áreas de formação, promovendo diálogo interdisciplinar.

No dia 18 de junho, uma oficina de produção de tintas naturais foi realizada, utilizando pigmentos como erva-mate, repolho roxo e beterraba. Ao final, os alunos produziram pinturas com os materiais confeccionados.

O encerramento das atividades ocorreu em 24 de junho com um piquenique de integração entre as turmas do curso. O lanche contou com cuca feita com aproveitamento integral da banana e suco de uva produzido na vinícola-escola do campus.

As ações foram orientadas pelas professoras Milene Priebe e Silva e Cibele Alves dos Santos, com apoio do projeto de extensão “Práticas em Direitos Humanos: ações humanísticas no ambiente escolar”, coordenado pela professora Letícia Schneider Ferreira, com participação da bolsista Laura Saldanha Lucchese. Como parte da iniciativa, foram distribuídos marcadores de página com temática ambiental entre os estudantes do curso.

A coordenação do curso agradece a todos os envolvidos, incluindo as equipes da Diretoria de Ensino e da Coordenadoria de Ensino Médio e Educação Profissional, os docentes que colaboraram com os horários das atividades, a estudante Aline Paz Ferreira pelo auxílio na produção da cuca e o Instituto Venturi pelo apoio à participação nos eventos externos.

Fim do conteúdo