Geral
Visita técnica à Casa da Madeira como atividade integrante da disciplina de Gestão e Empreendedorismo
No dia 19 de maio, foi efetuada visita técnica à Casa da Madeira, como atividade integrante da disciplina de Gestão e Empreendedorismo no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
A visita técnica teve o objetivo de relacionar a teoria da disciplina com a prática inserida na área de alimentos, dado ao segmento da empresa e foi muito interessante, tendo sido planejada e acompanhada por uma profissional competente.
A iniciar com uma apresentação sobre a história da Casa madeira e dos produtos da mesma, muitos detalhes foram abordados desde o aspecto da produção até mercadológicos, como as linhas de produtos e públicos para os quais os mesmos se destinam.
Após esse primeiro momento, todos foram preparados para ingressar na fábrica, como uma lição acerca dos cuidados que a área de alimentos deve tomar. Perpassamos todas as etapas de produção, incluindo além das geleias, molhos, os sucos e vinhos, o que interessou também aos alunos do curso superior de enologia, que também cursam a disciplina. Finalizamos no varejo, onde as propostas de produto puderam ser visualizadas por completo.
Os discentes disseram apreciar muito a visita no retorno, sendo um segmento diferente dos demais que já haviam visitado e que foi apresentado com muitos detalhes reais da indústria.
Em adição, seguem relatos de dois discentes. Letícia Carraro Minuscoli, discente de Alimentos, relatou que “durante a visita à Casa Madeira, observamos todo o processo de produção, desde a seleção da matéria prima até o envase final. A organização e os cuidados da empresa com os mínimos detalhes são impecáveis. Foi uma experiência enriquecedora e de extrema importância para compreender as etapas industriais e alinhar a teoria vista no curso de Alimentos com a prática do setor”.
Já, Pedro Henrique Coppi Lorenzini, discente da Enologia, afirmou que “foi sensacional, sem palavras! Foi uma visita muito interessante, mesmo como enologia, podemos nos aprofundar bastante na elaboração de sucos de uva e também de geleias, que podem ser derivadas de uva também. Foi muito interessante descobrir novos método como aquele que os judeus fazem”.
Atividades como esta que o IFRS proporciona são sempre valiosas para mudar a rotina da sala, atrair atenção para temas da disciplina na prática e para estreitar os laços com organizações da região.