Geral
Estudantes participam do V Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica na UFMG
última modificação em 27 de março de 2025
Os estudantes João Vitor Piccoli (3º semestre da Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) e Cecília Bozzetto Rebelo (3º ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) participaram do V Encontro de Análise da Conversa Etnometodológica (V EnACE), realizado entre os dias 19 e 21 de março de 2025, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Os estudantes são bolsistas de iniciação científica do projeto “O português falado na Serra Gaúcha: transformando interações reais em materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento”, coordenado pela professora Elisa Seerig. Acompanhados pela professora Minéia Frezza, os estudantes apresentaram trabalhos que analisam interações linguísticas do cotidiano e sua aplicação na elaboração de materiais didáticos.
João Vitor Piccoli apresentou o estudo “Pra Bento”: a elaboração de materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento com interações de uma rodoviária à luz da Análise da Conversa”, enquanto Cecília Bozzetto Rebelo expôs o trabalho “Pode ser três quilos de guisado”: a construção de materiais didáticos de Português como Língua de Acolhimento com interações de um açougue à luz da Análise da Conversa”.
Além das apresentações no evento, o grupo ministrou a oficina “Análise da Conversa aplicada à Educação Linguística”, na disciplina “Prática Supervisionada em Português como Língua Adicional”, do curso de Letras da UFMG, sob coordenação do professor Leandro Diniz.
Segundo Cecília, “Participar do V Enace foi, sem dúvida, uma das experiências mais emocionantes da minha vida. Ao mergulhar na leitura de diversos artigos sobre Análise da Conversa, escritos por autores renomados, senti que estava descobrindo uma parte de mim mesma. Nunca imaginei que teria a oportunidade de conhecer pessoalmente as figuras tão citadas nesses textos, e essa experiência foi extremamente gratificante. Além disso, a recepção calorosa da comunidade acadêmica me surpreendeu e encheu de alegria. Ser aceita de braços abertos, apoiada e incentivada a continuar minhas pesquisas durante minha futura graduação foi algo realmente especial. Durante minha apresentação sobre Análise da Conversa no contexto do açougue e a elaboração de materiais didáticos, tive uma revelação: eu estava em um lugar que jamais imaginei estar — e eu amei isso.”
João descreveu a experiência da seguinte maneira: “Participar do V EnACE me possibilitou expandir perspectivas. Apresentar meu trabalho e receber os feedbacks de outros pesquisadores me fez lançar um olhar mais apurado sobre o que estamos – o grupo e eu – de fato produzindo. E, além de assistir às brilhantes apresentações das sessões temáticas, tive a oportunidade de conhecer pessoas que, até então, eram para mim apenas nomes amplamente citados em diversos trabalhos acadêmicos. Por esses e outros motivos volto à pesquisa mais motivado e confiante.”
A participação no V EnACE representou uma oportunidade de intercâmbio acadêmico e aprofundamento na pesquisa sobre o ensino de Português como Língua de Acolhimento, contribuindo para a formação dos estudantes e para a disseminação do trabalho desenvolvido no Campus Bento Gonçalves.