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Curso de Bacharelado em Agronomia realiza visita técnica de longa distância com foco em produção animal e vegetal
Entre os dias 25 e 27 de novembro, estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia, acompanhados pelas professoras Melânia Lazzari Rigo e Paula Bianchet, participaram de uma visita técnica de longa distância com foco em culturas anuais, bovinocultura de corte e de leite, ovinocultura e forragicultura. A atividade percorreu diferentes locais no estado do Rio Grande do Sul, oferecendo aos participantes a oportunidade de vivenciar práticas aplicadas em contextos variados.
No dia 25 de novembro, a turma visitou a Embrapa Pecuária Sul, em Bagé. O roteiro incluiu os setores de bovinocultura de corte, ovinocultura e forragicultura, onde os pesquisadores apresentaram projetos em andamento, inovações tecnológicas e parcerias com produtores locais. Entre os temas abordados estavam a integração lavoura-pecuária, a seleção genética de ovinos para características específicas, como pelechamento natural e prolificidade, e a condução de vitrines de plantas forrageiras com diferentes manejos.
No dia 26, a visita foi realizada na Embrapa Clima Temperado – Estação Terras Baixas, em Pelotas/Capão do Leão. A programação incluiu uma palestra sobre as pesquisas realizadas no setor de bovinocultura de leite, além de visitas aos laboratórios de controle de qualidade do leite, reprodução animal e sementes. A turma também conheceu áreas experimentais de plantas forrageiras e arroz, onde os pesquisadores discutiram as variedades desenvolvidas e os desafios enfrentados na região.
Já no dia 27, os estudantes estiveram em uma propriedade de arroz em Camaquã, onde acompanharam práticas como a adubação nitrogenada de cobertura realizada por avião. A visita foi seguida por uma ida à indústria Arroz Rampinelli, onde os alunos observaram o processo de beneficiamento do arroz, desde o descasque até a seleção final dos grãos, além de conhecerem os subprodutos gerados e as marcas comerciais da empresa.
A atividade possibilitou à turma explorar diferentes sistemas de produção, tanto animal quanto vegetal, em contextos climáticos e de relevo distintos. A interação com pesquisadores, técnicos e produtores contribuiu para ampliar o conhecimento prático e aprofundar os conteúdos discutidos em sala de aula.