Geral
Clube Literatura em Pauta encerra edição de 2024 com encontro presencial
No sábado, dia 30 de novembro, o Clube Literatura em Pauta realizou o último encontro do ano com a discussão da obra Solitária, de Eliane Alves Cruz. O romance aborda temas sensíveis atrelados à herança escravocrata, como a desigualdade social, o preconceito racial e a invisibilidade do trabalho doméstico. Também mostra o poder da leitura e da educação para a tomada de consciência sobre os direitos humanos. A partir de uma narrativa fluida e envolvente, o leitor acompanha a trajetória das protagonistas Eunice e Mabel na dura conquista da liberdade. O encontro presencial foi marcado pela reflexão profunda sobre a obra e por uma confraternização entre os participantes.
Ao longo da 3º edição do projeto foram lidas e discutidas sete obras de escritores brasileiros e estrangeiros, de diferentes temáticas: O peso do pássaro morto (Aline Bei); Quarenta dias (Maria Valéria Rezende); Longa pétala de mar (Isabel Allende); Relatos de um gato viajante (Hiro Arikawa); Netto perde sua alma (Tabajara Ruas); O Filho de Mil Homens (Valter Hugo Mãe); Solitária (Eliana Alves).
Espera-se que o projeto tenha continuidade em 2025, promovendo o acesso à literatura e contribuindo para a formação de leitores dentro e fora da instituição.