Extensão
Oficina de Macramê promove integração e autonomia para mulheres imigrantes
O Núcleo de Estudos e de Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS, em parceria com a artesã Manuela Rosa, realizou duas edições da Oficina de Macramê para mulheres imigrantes nos meses de outubro e dezembro. A iniciativa proporcionou um espaço acolhedor e criativo, onde as participantes puderam aprender a técnica artesanal de tecer fios, confeccionando peças únicas e repletas de significado.
A atividade buscou não apenas incentivar a criatividade, mas também promover a prática do idioma português e fortalecer a integração social das mulheres imigrantes, criando um ambiente de troca cultural e aprendizado mútuo. O macramê também foi apresentado como uma possibilidade de fonte de renda e todo o material necessário foi disponibilizado pela organização ao longo das oficinas.
As participantes foram convidadas a expor suas criações no Salão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Bento Gonçalves, que acontecerá no mês de dezembro, contribuindo para a visibilidade de suas produções artesanais.