Projeto Envelhecer nos Territórios divulga seleção de agentes do Campus Bento Gonçalves

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), através da Pró-Reitoria de Extensão, publicou o Edital nº 34/2024 para seleção de estudantes que desejam atuar no Projeto Envelhecer nos Territórios SOS RS. Este projeto, realizado em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI), visa apoiar pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas afetadas por recentes eventos climáticos no Estado.

Para o Campus Bento Gonçalves, estão disponíveis 10 vagas. Os candidatos selecionados atuarão em Bento Gonçalves e Santa Tereza, municípios contemplados pelo projeto. Os estudantes interessados devem atender aos seguintes critérios:

• Estar regularmente matriculado e frequentando um dos cursos regulares do IFRS;
  • Possuir disponibilidade de carga horária semanal mínima de 12 horas;
  • Preferencialmente residir em Bento Gonçalves ou Santa Tereza;
  • Ter idade igual ou superior a 18 anos.

A seleção dos candidatos será feita por meio da análise de uma carta de motivação, onde o estudante deverá expressar seu interesse em participar do projeto, detalhar seu conhecimento prévio sobre o tema e descrever as contribuições que espera trazer para as ações previstas. A carta deve ser enviada junto ao formulário de inscrição.

Inscrições e Cronograma

As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 28 de agosto a 3 de setembro de 2024. Os candidatos devem preencher o formulário online disponível no site do IFRS, anexando os documentos necessários, incluindo a carta de motivação. A divulgação da homologação e classificação parcial ocorrerá em 5 de setembro, com o prazo para interposição de recursos no dia 6 de setembro. A classificação final será publicada em 9 de setembro, e os estudantes selecionados participarão do projeto entre os dias 10 de setembro e 10 de novembro de 2024.

Benefícios

Os estudantes selecionados para participar do projeto receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 750,00, destinada ao auxílio nas atividades previstas. Além disso, terão a oportunidade de atuar diretamente em ações de extensão, contribuindo para a melhoria das condições de vida de uma parcela vulnerável da população.

Para mais informações, acesse o edital completo no site do IFRS ou entre em contato através do e-mail [email protected].

Sobre o Envelhecer nos Territórios

O Programa Envelhecer nos Territórios é uma  iniciativa da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. O Programa pretende resgatar a importância do local onde vivem as pessoas idosas e suas referências de vida, a partir da criação de condições de suporte à vida das pessoas idosas no que se refere à garantia dos direitos humanos, em especial à proteção social e cidadania.