Campus Bento Gonçalves participa da VI Mostra Científica Municipal de Carlos Barbosa

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2024, o Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) marcou presença na VI Mostra Científica Municipal de Carlos Barbosa (VI MOSTRA CB). O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação de Carlos Barbosa, foi destinado a estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio do município, com o objetivo de incentivar a iniciação científica em todos os níveis de ensino.

A Mostra, que contou com a apresentação de 160 trabalhos, expostos em formato de estande, teve como metas principais a divulgação dos projetos desenvolvidos pelos alunos, o estímulo à imaginação e à curiosidade por meio da pesquisa, e a integração entre estudantes e professores de diferentes instituições de ensino.

A participação do Campus Bento Gonçalves teve como principal objetivo divulgar as oportunidades oferecidas pelo IFRS aos jovens da região. Um espaço físico foi disponibilizado para a exposição de materiais didáticos produzidos no Programa de Iniciação à Pesquisa Aplicada (PIPA), permitindo que os visitantes conhecessem de forma interativa uma parte do trabalho desenvolvido na Instituição.

Além da exposição, diversos servidores do Campus atuaram como avaliadores dos trabalhos apresentados na Mostra. Essa participação não apenas fortaleceu os laços entre o IFRS e a comunidade externa, mas também destacou o papel fundamental que a instituição desempenha no avanço da ciência e na formação de futuros pesquisadores.