Geral
Docentes e estudante do Campus Bento Gonçalves participam de evento de enoturismo nas Ilhas Canárias
As professoras Tatiane Pellin Cislaghi e Hernanda Tonini, além da estudante Lisiane Gallina estiveram participando do 9º Encuentro Internacional de Agroenoturismo de Canarias, dando continuidade à parceria firmada entre o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia do Campus Bento Gonçalves com a Universidad de La Laguna, das Ilhas Canárias. O evento aconteceu na Ilha de Tenerife, entre os dias 17 e 20 de julho de 2024. O encontro promoveu a discussão de temas envolvendo a enogastronomia e o enoturismo, tendo como pano de fundo a sustentabilidade. Também foram apresentados resultados de pesquisas e experiências de enoturismo.
A professora Hernanda participou da mesa “Agroenoturismo sostenible: un nuevo reto con múltiples posibilidades”, com palestra intitulada “El enoturismo como eje central para desarrollo de la actividad turística en el sur de Brasil”.
Lisiane Gallina, sommelier e estudante do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, apresentou a comunicação “B2C no enoturismo: processo de comercialização de experiências turísticas pelas vinícolas da D.O. Vale dos Vinhedos – Brasil”. O tema faz parte do projeto de pesquisa “Classificação e avaliação de experiências enoturísticas propostas pelas vinícolas do Vale dos Vinhedos”, do qual Lisiane é bolsista, contando também com a participação das pesquisadoras Joice Lavandoski (UNIRIO) e Tatiane Pellin Cislaghi (IFRS-BG).
Além da participação nas mesas, o evento proporcionou o intercâmbio com profissionais, estudantes e pesquisadores da área do enoturismo das ilhas do Atlântico que compõem a Macaronésia (Canárias, Açores, Madeira e Cabo Verde), aproximando realidades e desafios. Por meio das degustações guiadas e visitas técnicas, foi possível conhecer um pouco mais sobre as características dos vinhos das Canárias, em especial suas variedades autóctones, como Listán negro e Marmajuelo.
Na visão das participantes, o evento foi bastante produtivo e intenso, e oportunizou uma imersão na realidade vitivinícola da localidade. A participação no evento é uma das ações para fortalecer a relação do IFRS com a Universidad La Laguna, ampliando oportunidades para a comunidade acadêmica como um todo.