Projeto de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados forma mais uma turma

Na quarta-feira, 17 de julho, trinta estudantes de diferentes nacionalidades (Haiti, Venezuela, Cuba e República Dominicana) receberam o certificado de conclusão do Curso de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados.

O Projeto, vinculado ao PRELLIC (Programa de Extensão Línguas e Literatura no Campus), insere-se no Curso de Licenciatura em Letras, em que os licenciandos do componente curricular Estágio Supervisionado – Projetos de Extensão planejam e ministram aulas dentro da perspectiva do ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), sob a orientação dos professores Carina Fior Postingher Balzan e Kleber Eckert.

A ação pode ser considerada um exemplo efetivo de curricularização da extensão, na qual o conhecimento produzido na instituição de ensino superior atinge a comunidade extraescolar, atendendo as suas demandas e beneficiando tanto o público-alvo, no caso os imigrantes, quanto os licenciandos, que se tornam mais preparados para atuar em contextos de migração forçada.

Na ocasião também houve uma apresentação do Coral de Novos Imigrantes, conduzido pela Professora Minéia Frezza e pelo bolsista Silas Isidio.