Professora do Campus Bento Gonçalves lança livro fruto de sua pesquisa no doutorado

No dia 27 de junho, no Campus Bento Gonçalves, a professora Ana Lúcia Paula da Conceição realizou o lançamento e a distribuição do livro de sua autoria, denominado Relações entre gênero e docência na educação profissional e tecnológica: análise da produção acadêmica entre 2010 e 2020. A obra é fruto  da sua trajetória acadêmica no Doutorado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) com a publicação em formato de livro de sua tese defendida no ano de 2023.

Para a confecção da obra, a professora participou do Edital de Apoio a Produção de Produto Bibliográfico do IFRS. Como compromisso ético e político com a formação de professores e professoras, a docente do curso de Pedagogia realizou a distribuição gratuita de 80 exemplares para os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus e aos demais convidados presentes no local da atividade.

Na obra, a professora apresenta sua pesquisa pautada em um estudo de metapesquisa sobre a produção acadêmica dos últimos dez anos, em que autores e autoras tiveram como objetos de estudo os Institutos Federais, a docência e o conceito de gênero.

Estiveram presentes na atividade os professores do curso de Licenciatura em Pedagogia, Edson Camargo, Henri Luiz Fuchs, Joaquim Rauber, Aline Verardo Côrrea, Patrícia Modesto da Silva; a professora da Escola Estadual Luis Fornasier, Susana Manica, que atuou como preceptora da Residência Pedagógica; e também a professora de História Letícia Schneider Ferreira, coordenadora do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão das Ciências Humanas (Niepech), que colaborou e apoiou a atividade. A professora Letícia realizou uma breve apresentação do livro, mencionando que “o material produzido pela professora Ana contribui com a formação e, em especial, para os estudos de gênero, tema emergente na contemporaneidade, com destaque para o cuidado e a estética da obra”.

A obra também está disponível em formato digital.