Alunos do Curso de Agronomia participam de palestra sobre “Controle de formigas- cortadeiras em plantios florestais”

No dia 7 de junho, à tarde, os alunos do Curso de Bacharelado em Agronomia participaram de uma palestra sobre “Controle de formigas-cortadeiras em plantios florestais”, ministrada pelo engenheiro florestal Pablo Thiel Della Cruz. A atividade foi coordenada pela professora Regina da Silva Borba, como parte do componente curricular Entomologia II.

A docente informa que o palestrante tem vasta experiência na área e apresentou uma abordagem prática e objetiva sobre as formigas-cortadeiras, sua importância ambiental, seu ciclo de vida, impacto econômico em culturas florestais (Eucalipto e Pinus), falando sobre a diferenciação do manejo de controle de acordo com o gênero predominante em cada região, métodos de controle, princípios ativos utilizados no combate, paradigmas e desafios.

Além disso, foi uma oportunidade para o compartilhamento de experiências e informações entre os estudantes. A ocorrência de formigas-cortadeiras em cultivos florestais representa um dos principais desafios encontrados, por este motivo, é de fundamental importância ter conhecimento da espécie de formiga presente na área e dos métodos de controle que sejam mais eficientes e que não prejudiquem o meio ambiente, relata a professora Regina.