[PDI 2019-2023] Campus recebeu comunidade em consulta pública

Ocorreu na quinta-feira, 30 de agosto, a consulta pública com a comunidade sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Participaram cerca de 50 pessoas, entre estudantes e membros da comunidade externa.

Inicialmente houve uma explanação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves sobre o cenário econômico do município, destacando os quantitativos de empresas abertas em 2017 e 2018, quais os setores que estão crescendo e quais estão em retração. O secretário destacou o crescimento do setor de serviços, alimentação e turismo. Após, a Diretora do campus, Soeni Bellé apresentou quais os objetivos dos Institutos Federais, destacando a necessidade de ofertar 50% das vagas em cursos de nível médio/técnico, 30% cursos de tecnologia e/ou bacharelados e 20% de licenciaturas. Apresentou dados atuais do campus, como distribuição de alunos nas diferentes modalidades de cursos, número de docentes e técnico-administrativos, além da infraestrutura disponível e necessidades de melhorias.

Na sequência foi aberta a discussão e a platéia se manifestou, apresentando demandas. Foram apresentadas demandas de transformação do curso Técnico em Administração Subsequente para a modalidade Integrado ao Ensino Médio, além de abertura de cursos de línguas, abertura de um curso técnico na área de química/análise laboratorial e uma especialização na área de educação.

Você também pode colaborar na construção do PDI preenchendo o formulário sobre demandas de cursos.

Sobre o PDI

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para um período de cinco anos, é um instrumento de planejamento estratégico e gestão que contêm a missão, visão valores, estratégias e ações para atingir metas e objetivos planejados pelas instituições de ensino.

Ele serve para orientar a instituição no alcance de suas metas e objetivos planejados nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e desenvolvimento institucional, além de servir como referência para os processos de avaliação, credenciamento e recredenciamento das instituições de ensino superior junto ao ministério de educação (MEC) e conselho nacional de educação (CNE).