Campus será sede do II Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo do RS

Ocorrerá no campus Bento Gonçalves o II Roteiro Técnico da Cultura do Gladíolo no Rio Grande do Sul, evento esse que integra a X Jornada Acadêmica do curso de Horticultura. O evento ocorre no dia 28 de setembro, com início previsto para às 13h30.

A atividade será ministrada pela Equipe PhenoGlad, que é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional que pensa a Floricultura e o Paisagismo como Sistema. Visa orientar a floricultura como uma fonte de renda alternativa para o pequeno produtor rural e que essa prática seja realizada de forma sustentável ambientalmente. A equipe, coordenada pelo Prof. PhD. Nereu Augusto Streck (UFSM), possui integrantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Emater/RS-ASCAR.

O projeto realiza experimentos de campo e acompanhamento de lavouras comerciais com a cultura do gladíolo (flor de corte) desde 2011. Em 2016 foi desenvolvido o software PhenoGlad, um programa de computador que simula o desenvolvimento da cultura do gladíolo. Com base no software foram desenvolvidos diversos trabalhos com aplicação prática ao produtor, dentre eles, o zoneamento de data de plantio do gladíolo para algumas datas comemorativas, como dia das mães e finados e o aplicativo para smartphones, PhenoGlad Mobile, ferramenta para o planejamento da produção desta flor de corte, auxiliando os produtores a determinar a melhor época de plantio dos bulbos para estes dois picos de consumo.

No II Roteiro Técnico o público poderá conhecer as ações da equipe PhenoGlad no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de acompanhar na prática como realizar o cultivo dessa flor de corte, com informações de práticas de manejo, ciclo das cultivares, custos de produção, dentre outros itens.

A atividade é aberta para acadêmicos, agricultores, professores, pesquisadores e extensionistas. Interessados devem fazer sua inscrição pelo link bit.ly/phenoglad. Mais informações pelo e-mail [email protected].