Geral
Estudantes do Curso de Pedagogia promoveram mostra artística
Estudantes do terceiro semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Campus Bento Gonçalves do IFRS promoveram uma exposição artística nos Blocos A e B, no período de 23 a 30 de novembro.
A exposição, intitulada Experimentações Poéticas Pedagógicas, foi composta por quatro instalações, que foram resultado da proposta de atividade interdisciplinar integrada semestral.
O primeiro passo do processo de criação foi a visita que os estudantes dos terceiro e quinto semestres da Pedagogia e do oitavo semestre da Pedagogia realizada através do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) fizeram à 13ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre.
A partir dessa visitação, ocorrida em dia 22 de outubro, aos espaços Margs, Farol Santander e Cais – Armazém A6, eles foram convidados a refletir sobre suas experiências nos componentes curriculares do semestre, relacionando-os ao vivenciado durante a visita à Bienal.
Os estudantes foram orientados por questões norteadoras pensadas no âmbito de cada componente curricular da Licenciatura em Pedagogia, com o intuito de pensar as relações entre a arte, a formação docente, o ensinar e o aprender, para, então, preparar uma apresentação artística, a fim de expressar o encontro entre a Pedagogia, a Educação, o Ensino e a Arte. A atividade foi conduzida pelos docentes Andressa Argenta, Cláudia Fátima Kuiawinski, Edson Carpes Camargo, Janine Trevisan, Letícia Schneider Ferreira e Tatiana Carence Martins. Da proposta, resultaram quatro obras:
● “As linhas que cruzam vidas”, de autoria das estudantes Diana C. Andreatta da Cruz, Evilly de Holanda Carvalho, Stefani Correia Castro e Stéfanie Jorge Estevam, exposta no Bloco A, térreo, abaixo da escada de acesso ao 1º andar, tratou das vidas como linhas que se cruzam e sobre o trauma advindo com a pandemia de Covid-19, no qual algumas “pontas” ficaram soltas.
● “Olhar de Criança”, de autoria das estudantes Alessandra Silva, Aline Welter, Ana Biessek, Jéssica Pícoli, Leidiane Silva e Milena Amianti, que foi exposta no Bloco A, 1º andar, tentou apreender, em áudio e desenhos, o olhar de crianças sobre como a pandemia afetou suas rotinas escolares e familiares.
● “Para Todos VerEM”, de autoria das estudantes Bruna Marques, Aline Almeida, Amanda Dupont, Elisa Tomasi, Sthefany Rubenich, Luana Tonet e Danieli Scheeren, exposta no Bloco B, 1º andar, tratou de uma contação de história da Chapeuzinho Felpudo, adaptação do conto infantil Chapeuzinho Vermelho, voltada à inclusão de crianças cegas ou com baixa visão, por meio de uma imersão dedicada à experiência sensorial.
● “Mãos”, de autoria das estudantes Caroline dos Santos, Jéssica Sabrini Frões e Jucenir Maria Olcieski, exposta no Bloco B, 1º andar, tratou de uma crítica a rotina dos “carimbos de mão” na educação infantil, questionando a liberdade artística e as limitações à criatividade nessa etapa da educação.
- Apresentação artística “Olhar de Criança”
- Apresentação artística “Olhar de Criança”
- Estudantes do Curso de Pedagogia em visita à Bienal do Mercosul
- Estudantes do Curso de Pedagogia em visita à Bienal do Mercosul