Início do conteúdo

Campus sedia o V Fórum Internacional do Agronegócio


O Campus Bento Gonçalves sediou o “V Fórum Internacional – AgroNegócio: A indústria de frutas no Brasil”, realizado no dia 22 de novembro de 2022, das 14 às 17h30, no Salão de Atos.

O evento teve como objetivo analisar o mercado da indústria de frutas, tratando sobre as oportunidades, demandas e desafios do setor, abordando também inovações e tecnologias utilizadas e considerações acerca do comércio exterior.

Falaram na abertura, dando as boas-vindas, o Diretor Executivo da Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, Dietmar Sukop, e o Diretor-geral do Campus Bento Gonçalves do IFRS, professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro.

A primeira palestrante foi a professora Josiane Pasini, do Campus Bento Gonçalves, que tratou da cadeia de produção e comercialização de frutas. Ela também abordou as políticas públicas para o setor e tendências na área. Na sequência, o pesquisador Marcos Botton falou das contribuições da Embrapa na área de frutas e sobre os desafios e oportunidades do setor, explicando como essa instituição está inserida no cenário da Vitivinicultura e da Fruticultura de Clima temperado.

João Fernando Silvestrin abordou a logística de transporte e armazenamento de frutas no Brasil, falando sobre a empresa que preside, a Silvestrin Transportes. Bruna Postingher Accadrolli falou sobre o mercado orgânico, a ecofábrica e o aproveitamento da matéria-prima, a partir do case da Organovita. “O Papel dos multiplicadores: a Câmara Brasil-Alemanha como plataforma de entrada no mercado alemão” foi o tema da palestra de Bruna Rohr Reisdoerfer. Como mediadora, a professora Tatiane Pellin Cislaghi fez uma síntese das falas da mesa e apresentou considerações sobre a temática do evento.

A professora Josiane avalia que “discussões como essas são relevantes para o setor e podem contribuir para a adoção de estratégias de produção e comercialização tanto no mercado interno quando externo”. Ela ressalta que “a Câmara Brasil Alemanha se coloca a disposição para intermediar negociações com o país”.

Fim do conteúdo