Prazo de inscrições para o Processo Seletivo de estudantes 2022/2 encerra no domingo, 22 de maio

Domingo, 22 de maio, é o último dia do prazo de inscrições para o Processo Seletivo de ingresso de estudantes no segundo semestre de 2022.

Os interessados em estudar em cursos técnicos e superiores em um dos 10 campi do IFRS participantes devem acessar o site ingresso.ifrs.edu.br, ler com atenção o edital (documento com informações e orientações) do seu tipo de curso e acessar o link  do sistema eletrônico para fazer a inscrição.

No total, são mais de 1.400 vagas em cursos técnicos e superiores. No Campus Bento Gonçalves, as vagas são para os seguintes cursos:

• Bacharelado em Agronomia (30 vagas);
  • Licenciatura em Pedagogia (40 vagas);
  • Técnico em Hospedagem – Subsequente ao Ensino Médio (30 vagas).

Confira a lista de cursos de todos os campi e o cronograma disponível no site ingresso.ifrs.edu.br.

Sobre as inscrições

Para se inscrever, é preciso ter CPF próprio e cadastro no site Gov.br (saiba mais sobre como fazer o CPF e como criar conta no site Gov.br). As inscrições serão realizadas no período de 09 a 22 de maio de 2022 e mesmo os candidatos que tiverem a isenção da taxa aceita precisarão realizar a inscrição no sistema eletrônico. O início das aulas ocorrerá no segundo semestre de 2022.

Os cursos do IFRS são gratuitos, mas para concorrer no Processo Seletivo 2022/2 será cobrada uma taxa. Para quem se inscrever à seleção para participar do processo seletivo: para cursos técnicos, a taxa será R$ 20,00 (ingresso via Sorteio ou sorteio/Enem) ou R$ 40,00 (ingresso via prova/Enem); para cursos superiores de graduação será R$ 60,00 (ingresso por prova/Enem) ou R$ 20,00 (ingresso por nota do Enem). Não há cobrança de taxa de inscrição para cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Confira abaixo informações sobre a forma de seleção e outros detalhes sobre este Processo Seletivo.

📝 Como será a seleção de estudantes

Para as vagas do Campus Bento Gonçalves,  a seleção será realizada por classificação a partir da participação em uma prova ou utilizando a nota obtida no Enem – os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e prova – basta escolher essa opção no momento da inscrição.

📌 Prova: 12 de junho.