Extensão
Inicia o primeiro Projeto de Prestação Institucional de Serviços do Campus
O Campus Bento Gonçalves está iniciando o Projeto de Prestação Institucional de Serviços, denominado “Avaliação da fertilidade dos solos de áreas cultivadas com videiras na Serra Gaúcha”.
A equipe é composta pelos professores Diovane Freire Moterle (coordenador), Luis Carlos Diel Rupp (vice-coordenador) e Rodrigo Vieira Luciano. Há previsão de que o grupo conte também com dois bolsistas que serão selecionados por meio de edital a ser lançado.
O Projeto tem como objetivo realizar ações de avaliação da fertilidade do solo e proporcionar a formação técnica de profissionais visando a aumentar a eficiência da adubação e calagem em áreas de cultivo de videiras, atendendo demandas oriundas do setor vitivinícola dos municípios da Serra Gaúcha, que desde o princípio tem incentivado e se interessado como demandante na proposta.
Para atingir ao objetivo proposto pela ação, serão oferecidos cursos de formação técnica, levantamento de dados, análises de solos e de folhas de videiras e a confecção de relatórios técnicos, informa a coordenação do Projeto.
Metas do Projeto:
- Realizar a amostragem de solo e de tecido foliar da videira em unidades de produção vitícolas;
- Realizar a análise química do solo para a avaliação da fertilidade do solo;
- Realizar a análise química de tecidos vegetais para fins de avaliação do estado nutricional da videira e recomendação da adubação;
- Elaborar relatórios técnicos da situação da fertilidade do solo;
- Realizar capacitação técnica em fertilidade do solo de profissionais atuantes na cadeia produtiva da vitivinicultura.
A Diretora de Extensão, Raquel Fronza Scotton, destaca que este é o segundo projeto de Prestação de Serviços aprovado no IFRS e o primeiro do Campus Bento Gonçalves.
Os interessados em contar com o serviço poderão realizar contato através do e-mail do coordenador do projeto [email protected].