Inicia o curso Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Iniciou na segunda-feira, 26 de março, o curso “Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental”. A capacitação é promovida pelo Programa de Extensão de Formação de Professores de Matemática, vinculado ao PET Matemática, e tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves.

Ao todo serão 6 encontros, sendo que em cada encontro é abordado um tópico diferente envolvendo as temáticas de Sistema de Numeração Decimal, Operações, Geometria, Tabelas e Gráficos e Tecnologias, além de estar previsto um seminário de práticas que contará com o compartilhamento de experiências entre os docentes participantes e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática envolvidos na formação. A ação é coordenada pela professora Fernanda Zorzi. O primeiro encontro tratou sobre “Sistema de Numeração e Operações” na perspectiva das tendências da Educação Matemática: História da Matemática, Resolução de Problemas, Tecnologias e Jogos. No total participam 16 docentes, professores dos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino, e os 12 bolsistas do programa. A formação continuada possibilita o encontro de saberes dos professores que atuam nas escolas e os futuros professores.

O próximo encontro está marcado para o dia 23 de abril e abordará a temática “Frações e Números Decimais”.