Ocorreu entre os dias 26 e 28 de outubro, no Parque Cinquentenário, no município de Farroupilha, o 28º Encontro Cultural Tradicionalista das Instituições Federais da Região Sul do Brasil, mais conhecido como “Encontrão”, que é um evento tradicionalista interinstitucional que ocorre há 28 anos, o qual envolve servidores e estudantes de quinze instituições de ensino federais do RS e SC, dentre elas IFRS, IFFar, IFC e UFSM. A cobertura fotográfica completa do evento está disponível no Facebook do campus Bento Gonçalves.

Dessa vez o evento foi organizado e promovido pelo IFRS, através de uma parceria entre o campus Bento Gonçalves e o campus Farroupilha, reunindo cerca de 300 pessoas das instituições abaixo:

• Campus Bento Gonçalves – IFRS
  • Campus Farroupilha – IFRS
  • Campus Ibirubá – IFRS
  • Campus Sertão – IFRS
  • Campus Rolante – IFRS
  • Campus Alegrete – IFFar
  • Campus São Vicente do Sul – IFFar
  • Campus Santa Rosa – IFFar
  • Campus Concórdia – IFC
  • Campus Videira – IFC
  • Universidade Federal de Santa Maria – UFSM

O encontro tem como objetivo maior a integração entre seus participantes, bem como a preservação, valorização e divulgação da tradição, das artes, usos e costumes da cultura tradicionalista da Região Sul do Brasil. Para tanto, durante os três dias de realização do evento, são promovidas diversas apresentações artísticas, sendo de dança das invernadas artísticas, ou canto no IX FECULT – Festival da Canção Cultural Tradicionalista, que ocorre concomitantemente ao evento. Além disso, são desenvolvidas provas campeiras, relacionadas aos costumes gaúchos, tais como: truco gaudério, revezamento de mate, triatlo campeiro, tejo cultural, tiro de laço em vaca parada, prova de rédeas, artilharia campeira, cabo de guerra etc.

Portanto, além de resgatar o conhecimento e a prática do tradicionalismo, esse evento proporciona a troca de saberes e o intercâmbio cultural entre seus participantes, promovendo uma convivência respeitosa e integradora. Trata-se de um evento que articula ensino, pesquisa e extensão, pois envolve estudantes das instituições federais de ensino, mas também alunos de outras escolas da comunidade externa, que fazem parte das invernadas artísticas e das atividades promovidas pelos DTGs. Além disso, fomenta a prática da cultura e das artes do Rio Grande do Sul, as quais são estudadas em sala de aula, principalmente pelos alunos do Ensino Médio e Profissionalizante, valorizando a pesquisa sobre a história do nosso Estado e suas tradições, uma vez que faz parte das atividades do Tejo Cultural, uma das provas culturais, responder perguntas de conhecimento relativas à história, geografia, arte e cultura do RS.

Conforme as Coordenadoras da Comissão Organizadora do evento, “o ‘Encontrão’ é um evento muito importante, pois resgata e valoriza os costumes e as danças da nossa tradição, além de levar conhecimento às pessoas sobre a história do RS e SC. O ponto alto este ano foi a integração dos estudantes das diversas instituições, através das equipes mistas. Isso fortalece os vínculos de amizade, a cooperação, união e o divertimento de todos. Além disso, a prova do Tejo Cultural, introduzida este ano, também foi um destaque, por requerer dos participantes conhecimento sobre a história e costumes da nossa tradição. E, por fim, as belíssimas apresentações das invernadas artísticas no sábado e domingo à noite, também encantaram e impressionaram a todos os presentes.

Provas e premiações:

Receberam medalhas de 1ª colocação os seguintes estudantes, nas provas:

SÁBADO

Revezamento de Mate:
– Kauê Dalla Valle (Bento)
– Rafael Baldissera Dal’Mas (Sertão)
– Patrícia Guadagnin Voguel (Ibirubá)
– Luana Morigi (Videira)

Triatlo Campeiro:
– Ricardo B. Gato (UFSM)
– Vanderlei Bizotto (Videira)
– Rafael Baldissera Dal’Mas (Sertão)
– Bruna Utzig (UFSM)
– Laís Lorenzetti (Sertão)
– Luana Morigi (Videira)

Tejo Cultural:
– Ritiela Schimitz Luiz (Santa Rosa)
– Sofia Cardoso (Concórdia)
– Amarildo Júnior Barroso Vieira (Videira)
– Rafaelo Benvenutto Sichinel (Santa Rosa)
– Henrique Reinaldo (Farroupilha)
– Eduarda P. (Farroupilha)

Truco Masculino:
– Rauler Robaldo Lopes (UFSM)
– Edson Furlan Júnior (Videira)
– Andrei Cristian Lusa (Concórdia)

Truco Feminino:
– Andressa Piccinin (Videira)
– Thainara Lunks (Santa Rosa)
– Maria Eduarda de Souza (Ibirubá)

DOMINGO

Laço Feminino
– Rafaela Taiane Eltzs (Rolante)
– Jaqueline Goulart (Concórdia)

Laço Masculino
– Henrique de Rezende Garcia (Sertão)
– Jardel de Oliveira Caon (Videira)

Laço Patrão
– Leonardo Lemes (Alegrete)

Rédeas:
– Walter Maurer Tatsch (São Vicente do sul)
– Julia da Silva Galli (Videira)

Artilharia Feminina
– Eduarda Pereira dos Santos (Videira)
– Natalia Perotoni (Farroupilha)

Artilharia Masculina
– Jonas Alex Nogueira (Sertão)
– João Vitor (UFSM)

Cabo de Guerra
– Matheus F. Parmigiani (UFSM)
– Erick Porta (Bento)
– Anna Julia M. Toigo (Rolante)
– Letícia Taufer Paixão (Sertão)
– Daniel A. R. Hohemberger (SVS)
– Arthur Dallanora (Sertão)
– Taciele Menezes (Alegrete)

Prova Coordenadores (UFSM)

FECULT – Festival da Canção Tradicionalista

1º lugar – Leonardo Kreuler Manin (Santa Rosa) – Troféu
2º lugar – Bianca Klein Carvalho (Santa Rosa)
3º lugar – Julia Grando e Gabrielli Grando (Sertão)

Os troféus de melhor acampamento masculino e feminino foram entregues para a delegação do IFRS – campus Farroupilha.