Início do conteúdo

Campus é contemplado em Projeto de Eficiência Energética e receberá investimentos


O Campus Bento Gonçalves foi contemplado em um projeto de Eficiência Energética em parceria com o campus Canoas, também do IFRS. Com a aprovação do projeto, serão instaladas 1262 lâmpadas LED, o que possibilitará a substituição de todas as lâmpadas do campus, tanto internas quanto externas. Além disso, serão instalados 116 painéis solares fotovoltaicos, que gerarão energia e auxiliarão na redução da conta mensal do campus com energia elétrica. Estima-se que apenas a instalação dos painéis permitirá uma redução de 15% na demanda atual de energia elétrica consumida na sede do campus.

O valor total da proposta aprovada, com recursos destinados pela RGE, a fundo perdido, foi de R$ 793.101,00 sendo a maior parte investida no Campus Bento Gonçalves. No Campus Canoas serão instalados 72 painéis solares. No mês de outubro será assinado o contrato com a CPFL, que dará andamento ao processo licitatório para contratação da empresa que fará o recolhimento das lâmpadas antigas e a instalação das LEDs e dos painéis solares.

A concretização deste projeto vem ao encontro de políticas de sustentabilidade e de eficiência na gestão dos recursos públicos. Em 2018, para entendermos como o gasto com energia é parte importante do orçamento,  o Campus Bento Gonçalves gastou R$ 312.262,41 com energia elétrica na sede e na Estação Experimental de Tuiuty. Agora que o projeto está aprovado teremos uma melhora significativa na iluminação externa e na redução da conta mensal.

A Direção do Campus Bento Gonçalves agradece à equipe do Campus Canoas pela parceria na submissão deste projeto. Ações como esta, especialmente em momentos de restrição orçamentária, fortalecem nossa instituição.

Link da Chamada Pública NP/PEE-CPFLENERGIA_001/2019

Fim do conteúdo