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Professora do curso de Letras organizou circuito de palestras


Durante o primeiro semestre letivo de 2022, estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Campus Bento Gonçalves do IFRS , inscritos na disciplina de Teorias do Discurso, participaram de quatro palestras cujo objetivo era discutir, a partir da prática aplicada a pesquisas de especialistas, as teorias estudadas nas aulas.

As atividades foram organizadas pela professora Minéia Frezza. Ela explica que a primeira palestra contou com a participação da professora Amelia Biesek Lovatto, da área de Letras. Na ocasião, foram abordados os fundamentos da teoria enunciativa de Émile Benveniste, com a proposição de deslocamentos teóricos para pensarmos a prática do ensino de escrita na educação básica.

O segundo encontro ocorreu de forma on-line e contou com o professor Eduardo Paré Glück, que apresentou um panorama teórico e prático da Análise do Discurso ao Tecnodiscurso, propondo formas de repensar a Linguística Aplicada no contexto digital a partir de estudos realizados pelo grupo de pesquisa em que está inserido na Unsinos.

Na terceira palestra, a professora Carla Carine Gerhardt, da área de Letras, apresentou o percurso de dinamização do Ciclo de Ensino e Aprendizagem, que tem suas bases teóricas na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), por meio da apresentação da sua Tese de Doutorado, realizada com estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, para leitura e produção do gênero de texto episódio.

A última palestra foi ministrada pela professora Paola Konrad, que compartilhou com a turma um recorte da sua dissertação de mestrado, na qual analisou as práticas de perguntar e de responder em interrogatórios policiais. A palestrante também apresentou resultados parciais da sua tese de doutorado sobre a Análise da Conversa Aplicada à comunicação remota entre profissionais de saúde e familiares de pacientes internados em um centro de tratamento intensivo de Covid-19.

“O circuito de palestras foi uma oportunidade de conhecer a ampla diversidade de possibilidades de estudos da linguagem por meio de especialistas de diversas áreas, com os quais os estudantes puderam conhecer pesquisas aplicadas relacionadas ao que estudamos em aula.  Essa troca certamente inspirará a turma a seguir no caminho da pesquisa, inserindo essa prática nas suas rotinas docentes.”, avaliou a professora Minéia.

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