Vídeo produzido por alunos do Curso Técnico em Viticultura e Enologia é premiado em Festival Nacional de Cinema Amador Escolar

O vídeo baseado no filme “Jojo Rabbit”, produzido em 2022 por alunos do 3º ano do Curso Técnico em Viticultura e Enologia integrado ao Ensino Médio, foi agraciado com o troféu de Melhor Curta de Roteiro Adaptado no Festival Nacional de Cinema Amador Escolar Abacaxi de Ouro 2023. O evento é promovido anualmente pelo Campus Poços de Caldas do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Em 2023, a cerimônia de premiação ocorreu no dia 6 de outubro, no Espaço Cultural da Urca.

A releitura do filme “Jojo Rabbit” foi produzida no Campus Bento Gonçalves do IFRS como atividade avaliativa da disciplina de História, ministrada pela professora Letícia Schneider Ferreira, pelos seguintes estudantes: Amanda Muller Callegari, Ana Luiza Bettoni Grasselli, Juliana de Andrade Missio, Nicole dos Santos Franchini, Rafaela Zini Salton e Roberta Trevisan. Todos atuaram no vídeo, que contou também com a participação do aluno do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio Afonso Dalmás.

Em 2022, o vídeo recebeu o prêmio de melhor filme no IFoscar, evento do Campus Bento Gonçalves promovido pela professora Letícia desde 2016, o qual estimula a produção de curtas-metragens por discentes e propicia um momento de entretenimento e aprendizado por meio de um momento de integração entre estudantes e servidores, explica a docente.

Ela considera que “a premiação com o Abacaxi de Ouro possibilitou que a produção cinematográfica das/os estudantes passasse a ser conhecida em âmbito nacional”. Informa, também, que para adequação às normas do concurso o vídeo recebeu pós-edição realizada pelo Projeto de Ensino História em Tela, coordenado por ela e composto pelos bolsistas Alice Reck Trucolo, Bianca Morini Bortolotto da Silva e João Victor Guterres Bordinhão.