Início do conteúdo

Verticalizados horizontes enológicos: convergência entre técnica, ciência e inovação  


A partir da verticalização do ensino em Viticultura e Enologia, alunos do Curso Técnico, Superior e Mestrado em Viticultura e Enologia, estiveram reunidos no dia 31 de outubro, em comemoração ao Dia do Enólogo e aos 65 anos da fundação da antiga Escola de Viticultura e Enologia de Bento Gonçalves. A palestra reuniu estudantes e renomados profissionais da área, que compartilharam suas experiências e conhecimentos em um ciclo de palestras realizado no Salão de Atos, às 19h.

O conselheiro Renato Evangelista, do Conselho Regional de Química (CRQV), abriu a sessão com a palestra “Mercado de trabalho e oportunidades de atuação do profissional na área da Química”. Ele destacou o papel crucial da química na indústria enológica e as amplas possibilidades de atuação para os profissionais da área.

Seguindo com a programação, o enólogo Michel Zignani, da Associação Brasileira de Enologia (ABE), trouxe uma reflexão sobre “A ABE e a importância da aprendizagem contínua”. Zignani reforçou a necessidade de um aprendizado constante e atualização na enologia, ressaltando o valor da Associação Brasileira de Enologia como referência e suporte para o desenvolvimento dos profissionais do setor.

O enólogo Daniel Dalla Valle, da Casa Valduga, apresentou a palestra “Enologia sem segredos”, oferecendo uma abordagem prática e acessível ao universo da produção vinícola. Com uma vasta experiência no setor, Dalla Valle compartilhou insights sobre as diferentes etapas do processo de vinificação, ajudando os estudantes a compreenderem a complexidade e os desafios do trabalho de um enólogo.

Fechando a noite, o enólogo do Campus Bento Gonçalves, Bruno Cisilotto, falou sobre “Variedades PIWI e o futuro da vitivinicultura”. Ele abordou sobre as novas variedades de uvas PIWI, que são altamente resistentes a doenças, oferecendo uma alternativa mais sustentável para a viticultura e um olhar inovador sobre o futuro da produção vinícola.

O evento foi uma oportunidade de aprendizado e inspiração para os alunos do curso técnico, superior e da pós-graduação em Viticultura e Enologia do IFRS, reunindo a técnica, a ciência e a inovação que moldam o futuro qualitativo do setor vitivinícola nacional.

Fim do conteúdo