IFRS participa de reunião na Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves sobre o projeto Vereador Mirim

Na manhã desta quinta-feira, 15 de março, ocorreu uma reunião na Câmara Municipal de Bento Gonçalves com representantes da Secretaria Municipal de Educação (Smed), da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul (CRE), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e de escolas particulares. A pedido da Mesa Diretora o encontro foi promovido pela direção da Casa e setor de comunicação, para tratar do programa Vereador Mirim.

A intenção do programa, instituído pela Resolução nº 206/2017, é demonstrar aos jovens como efetivamente se desenvolve o trabalho parlamentar, a fim de melhor formar cidadãos e, até mesmo, despertar nos adolescentes um maior interesse pela política.

O coordenador da 16ª CRE, Leonir Olímpio Razador, destaca a importância do Vereador Mirim. “É preciso despertar o interesse dos alunos para novas lideranças, que apresentem ações que possam contribuir para o desenvolvimento do bem comum”, ressalta.

O coordenador de Ensino Médio e Educação Profissional do campus Bento Gonçalves do IFRS, Franco Nero Antunes Soares, também vê a importância da discussão política entre os estudantes, e diz que “é preciso ocupar esses espaços, lidar com as diferenças ideológicas, e entrar no debate de maneira democrática”.

Na oportunidade, a supervisora pedagógica da Smed, Ivanir Pelicer, explanou sobre sua experiência positiva no ano anterior, ao organizar as escolas municipais que participaram. “Nesta nova edição poderemos aprender mais com as escolas que participarão, podendo ser ainda mais produtivo que o ano passado”, explicou.

Na reunião também estiveram presentes a coordenadora pedagógica da Smed, Graciela Tramontina Poletto, a pedagoga do campus Bento Gonçalves do IFRS, Lilian Carla Molon, a assessora de comunicação do Colégio Marista Aparecida, Marília Dalenogare, a coordenadora pedagógica do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Sinára Bonatto, o diretor da Câmara de Vereadores, Henrique Nuncio e a coordenadora de Comunicação, Andréia Lara.

Texto: Thamires Bispo – estagiária do Setor de Comunicação da Câmara de Bento Gonçalves
Supervisão: Andréia Lara – Coordenadora do Setor de Comunicação da Câmara de Bento Gonçalves