Vanessa Stefani, formada no Campus Bento Gonçalves, é a primeira mulher a receber o título de enóloga do ano

Na sexta-feira, 20 de outubro, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) concedeu o título de enóloga do ano à Vanessa Stefani. Ela é graduada no Curso Superior de Tecnologia em Viticultura e Enologia pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG), nome da instituição antes da criação do IFRS. Atualmente, está cursando o Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, também no Campus Bento Gonçalves do Instituto Federal.

Esta é a primeira vez que uma mulher recebe a distinção, desde 2004, quando foi criado o concurso, informa a ABE. A homenagem foi prestada durante o jantar do Dia do Enólogo e dos 47 anos da Associação, realizado no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, reunindo cerca de 150 pessoas, entre enólogos, patrocinadores e parceiros da entidade.

A escolha seguiu um regulamento de três etapas. Na primeira, todos associados puderam votar livremente, levando em consideração critérios como formação, trabalho em prol do profissional de Enologia, experiência na atividade, estar exercendo a atividade, atuação setorial, inovação tecnológica e ser associado a ABE.

A segunda etapa faz, aos três nomes mais votados, uma análise de currículo, considerando as experiências, formação e reconhecimento. Na terceira etapa, em um comitê formado pelos que já foram homenageados em anos anteriores, é atribuída uma nova pontuação, considerando a percepção que o grupo tem destes três profissionais.

O conjunto da votação livre, análise de currículo e percepção de seus pares resulta no nome que será homologado e homenageado a cada ano pela Associação Brasileira de Enologia.

Matéria editada pela Coord. de Comunicação do Campus Bento Gonçalves, com informações e imagem da Associação Brasileira de Enologia (ABE)