Último dia para pagamento da Taxa de Inscrição do Processo Seletivo 2023/1

ATENÇÃO: hoje, 25 de outubro de 2022, é o último dia para pagamento da taxa de inscrição do Processo Seletivo para ingresso de estudantes no primeiro semestre de 2023.

Todos os cursos do IFRS são gratuitos (não são cobradas taxas de matrícula ou mensalidades), mas para participar do Processo Seletivo de ingresso de estudantes é cobrada uma taxa de inscrição de quem não obteve isenção por carência socioeconômica.

Assim como em outros processos seletivos para ingresso em instituição pública de ensino (como o Enem), o IFRS cobra uma taxa de inscrição no Processo Seletivo de estudantes devido aos custos com material de divulgação, bancas para análises socioeconômicas ou heteroidentificação, envios de mensagens a candidatos etc.

Nos casos em que há a aplicação de provas, há ainda o custo de elaboração e impressão, pagamentos de fiscais, limpeza de locais de prova, entre outros. Os recursos arrecadados com as taxas de inscrição são utilizados unicamente nos processos seletivos de estudantes.

Como nem todos os candidatos podem pagar a taxa de inscrição, o IFRS divulgou o Edital de Isenção de taxa, para quem precisou pedir a inscrição gratuita no processo seletivo de estudantes.