Trabalhos apresentados por estudantes do Campus Bento Gonçalves são premiados na 13ª Moexp

O Campus Bento Gonçalves esteve representado na 13ª Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão — Moexp, realizada em Osório. Um total de 107 estudantes participaram do evento, nos dias 14 e 15 de setembro.

Além da turma do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio, que realizou visita técnica como atividade do componente curricular Metodologia Científica, o grupo foi composto por alunos que realizaram minicursos ou apresentaram trabalhos desenvolvidos em projetos de ensino, pesquisa e extensão.

Desses, três foram premiados com Destaque concedido pela organização do evento:

• Título: O Quarto em Arles como Metáfora da Quarentena: A Jornada dos
    Isolados na Pandemia
    • Autora: Sofya Laux de Oliveira
    • Orientadora: Andressa Argenta
    • Coorientadora: Janine Trevisan
  • Título: Leituras de Gênero e Sexualidade
    • Autoras: Laura Contini Valduga e Taís Zan Carrard
    • Orientadora: Letícia Schneider Ferreira
    • Modalidade: Extensão
  • Título: Sopro podcast – ano III, um projeto de cultura e literatura
    • Autora: Vitória Carolina Martins Marcolin
    • Orientadora: Michele Savaris
    • Modalidade: Extensão
    • Nível: Superior

Dois trabalhos foram premiados com credencial para apresentar na Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia:

• Título: Terrorismo de Estado no Conesul: Análise das Ditaduras Chilena e Argentina através das Histórias em Quadrinhos
    • Autores: Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva
    • Orientadora Letícia Schneider Ferreira
    • Nível: Médio/Técnico
  • Título: Vivemos em um Estado Laico? Compartilhando Saberes acerca do Ativismo Político Pentecostal no Brasil da Constituinte de 1986 ao Governo Lula de 2023
    • Autoras: Bianca Elisabeth Suthoff Lunkes e Luísa Masutti Ferro
    • Orientadora: Janine Trevisan
    • Nível: Médio/Técnico

Veja a seguir a lista com os demais trabalhos apresentados pelos estudantes do Campus Bento Gonçalves:

Extensão:

• Cadernos Empoderados: Luíza da Silva Ribeiro e Natália Emer Simonetti (Orientadora Letícia Schneider Ferreira).
  • Conversas Literárias: Um Projeto de Extensão do IFRS Campus Bento Gonçalves: Sofia Casanova Comparin (Orientadora Amélia Biesek Lovatto).
  • Explorando o movimento afrotransfeminista em Bento Gonçalves: questões étnicas, de gênero e localidade: João Vitor da Silva Borba (Orientadora Sirlei Bortolini).

Ensino:

• História Lúdica: O Ensino de História por Meio dos Jogos: Ana Carolina Piacentini, Sofia Zorzi de Brum e Sofia Herzog Fracalossi (Orientadora Letícia Schneider Ferreira).
  • História em Tela: A Produção de Filmes Históricos como Ferramenta de Ensino Aprendizagem: Alice Reck Trucolo, Bianca Morini Bortolotto da Silva e João Victor Guterres Bordinhão (Orientadora Letícia Schneider Ferreira).
  • Trajetórias Culturais: Um Olhar Sobre as Ações de Arte e Cultura: Marcelo Razzera Pegoraro (Orientadora Andressa Argenta).

Pesquisa:

• Terrorismo de Estado em Tela: Representações da Tortura e Desaparecimento em Filmes Sobre as Ditaduras Civil Militares do Conesul: Victor Neris e Maria Vitória Deitos (Orientadora Letícia Schneider Ferreira).
  • Nepgs: Uma História Documentada de Empatia e Resistência: Alice Reck Trucolo, Bianca Morini Bortolotto da Silva e João Victor Guterres Bordinhão (Orientadora Letícia Schneider Ferreira).
  • Perfil dos Deputados da Frente Parlamentar Evangélica: Comparação na Abertura dos Trabalhos Legislativos nos Anos de 2019 e 2023: Alana Luíza Spinelli da Silva e Valentine Della Giustine (Orientadora Janine Trevisan).
  • Representatividade Feminina Evangélica no Congresso Nacional: Aline Selli de Almeida (Orientadora Janine Trevisan).
  • Religião e Política no Instagram: Uma Análise dos Perfis de Parlamentares da Frente Parlamentar Evangélica na 57ª Legislatura: Laíse Pedroso e Laura Sendeski da Campo (Orientadora Janine Trevisan).
  • O Poder das Cores: Influência na Experiência com Arte: Grégori Kunz Buzetti (Orientadora Andressa Argenta).

Minicursos:

• Boneca negra de feltro, conduzido pelos estudantes João Vitor Silva Borba, Amanda Muller e Luiza Bassani e orientados pela Coordenadora do Neabi, Sirlei Bortolini.
  • O Projeto de Extensão Farmácia Verde, Coordenado por Raquel D’Avila, ofertou os seguintes minicursos:
    • Oficina de pomadas medicinais, conduzido pelos estudantes Luiz Eduardo Carneiro, Rosa Comim Paggie e João Victor Duarte;
    • Oficina de sal de vinho: Érika Massola, com os estudantes Rômulo Girotto, Victória Giordani, Mariana Pessali;
    • Oficina de Repelentes e pós-picadas de mosquitos: Ana Carolina Westhauser, Julia Cislaghi, Júlia Orso;
    • Oficina Leites vegetais: Camila Zamin, Manuela Panassol, Ana Luiza Marcondes;
    • Oficina dos molhos calmantes: Maria Gabriele Lazaretti, Gabrielle Brino e Ganiele Pech.

No dia 14 de setembro participaram 74 alunos, acompanhados pelos professores Amelia, Biesek Lovatto, Janine Trevisan e Gustavo Colares. No dia seguinte o grupo foi composto por 33 estudantes e acompanhado pela professora Janine Trevisan e pelas Coordenadoras do Neabi e do Projeto de Extensão Farmácia Verde.