Trabalho de estudantes do Curso de Letras recebe Destaque em evento de extensão da Universidade Federal do Cariri

O trabalho intitulado Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados: um instrumento para a cidadania, apresentado pelos estudantes Felipe Antônio Gugel, Jayne de Fátima Rittes Machado, Paloma Aparecida Wammes e Sibélis Ana Valgoi e orientado pelos professores Kleber Eckert e Carina Fior Postingher Balzan, obteve Destaque no 19º Encontro de Extensão (Enex 2023) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em Juazeiro do Norte, Ceará. O evento foi realizado entre os dias 25 e 27 de outubro, no formato híbrido.

A professora Carina explica que o trabalho premiado é oriundo da experiência vivenciada pelos estudantes no componente curricular Estágio Supervisionado-Projetos de Extensão, do Curso Superior de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa, no qual desenvolvem a prática docente no “Curso de Extensão Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados”.

Felipe relata como foi a participação no evento:

Recebemos um e-mail do IFRS informando sobre o evento da UFCA, que tinha como tema ações transformadoras e inclusão social. Considerando que o Curso de Língua Portuguesa para Imigrantes e Refugiados está diretamente ligado a esse tema, pensamos que todo o conhecimento e material produzido, bem como os resultados transformadores na nossa vida enquanto licenciandos e, mais importante, na vida dos participantes do curso, poderia ser ainda mais divulgado.

Além disso, vimos nesse evento a possibilidade de dialogar com outras regiões do país, uma vez que IES de vários estados estavam apresentando seus projetos de extensão. Esperamos que de alguma forma a nossa ação de extensão possa ser usada como exemplo para outras IES na construção do diálogo entre sociedade e universidade, um dos princípios da extensão.