Trabalho apresentado por estudantes do Campus Bento Gonçalves é premiado na Mostratec

O estudo Terrorismo de Estado no Conesul: análise das ditaduras chilena e argentina através das Histórias em Quadrinhos, apresentado pelos discentes Amanda Gobbo e Nauberth Boeira da Silva, foi contemplado com a Medalha do 4º Lugar na 38º Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), na área de História e Ciências Sociais. A feira ocorreu de 24 a 26, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, e a premiação foi realizada no dia 27 de outubro de 2023.

Nauberth é aluno do 3º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao Ensino Médio e Amanda está no 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio. Nesse trabalho, eles tiveram como orientadora a professora Letícia Schneider Ferreira.

“A Feira contou com a apresentação de trabalhos de diferentes áreas e estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros países, consistindo em uma experiência de extrema relevância para os/as estudantes”, avalia a professora Letícia.

No total, foram 13 projetos do IFRS finalistas nesta edição da Mostratec, cinco deles de Bento Gonçalves. Além do trabalho premiado, o Campus foi representado pelos seguintes projetos de pesquisa:

• A influência da arte na saúde mental dos estudantes do IFRS-BG, apresentado pela estudante Isadora Omine (2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio), orientada pela professora Andressa Argenta;
  • A pandemia da Covid-19 e suas relações com o Quarto em Arles de Vincent Van Gogh, apresentado pela estudante Sofya Laux (3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio), orientada pela professora Andressa Argenta;
  • Vivemos em um Estado Laico? Compartilhando saberes acerca do ativismo político pentecostal no Brasil da Constituinte de 1986 ao Governo Lula de 2023, apresentado pelas estudantes Bianca E.S. Lunkes (3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio) e Luisa Masutti Ferro (2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio), orientadas pela professora Janine Trevisan;
  • Gênero e Diversidade no ambiente escolar: experiências de respeito e empatia, apresentado pelas estudantes Gabrielli P. Cecchin (3º ano do Curso Técnico em Agropecuária  integrado ao Ensino Médio) e Manuela B.T. Dorneles (2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio), orientadas pela professora Letícia Schneider Ferreira.