Trabalho apresentado por estudante do Campus Bento Gonçalves recebe Destaque no Salão Ufrgs 2022

O trabalho “Gênero e diversidade no ambiente escolar”, apresentado pelo estudante Robert Reiziger de Melo Rodrigues, do Curso de Licenciatura em Letras, sob orientação da professora Letícia Schneider Ferreira, foi premiado como Destaque na sessão Tertúlias do XXIII Salão de Extensão, evento integrante do Salão Ufrgs 2022. A cerimônia de premiação ocorreu no Salão de Atos da Universidade, no dia de setembro.

O trabalho teve como tema o Programa de Extensão ao qual o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) está vinculado.

Robert ressalta que participar do Salão da Ufrgs possibilitou divulgar as práticas extensionistas executadas no Campus Bento Gonçalves através do programa Gênero e Diversidade no Ambiente Escolar. Ele relata que, após a apresentação dos trabalhos, fizeram uma roda para debater e trocar experiências. “Nesse momento, muitas pessoas demonstraram interesse nas atividades que realizamos, tanto que ficaram com nossos contatos para que tenhamos a possibilidade de, futuramente, executar ações em conjunto”. A participação também possibilitou conhecer o campus e o Museu da Ufrgs, ou seja, também contribuiu com uma formação cultural e humanizadora, conclui.

A professora Letícia considera que o Destaque é um importante reconhecimento do incessante trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Nepgs-BG, por meio do Programa Gênero e Diversidade no Ambiente Escolar, tanto no espaço da instituição quanto junto à comunidade externa. “É fundamental divulgar o que vem sendo produzido em termos de ações e materiais e demonstrar que o Nepgs continua cumprindo seu papel de fomentar uma cultura em prol dos direitos humanos e do respeito à diversidade”, explica a docente.