Sobre a Biblioteca Firmino Splendor

Localização

A Biblioteca Firmino Splendor encontra-se no interior do Campus Bento Gonçalves (localizado na Avenida Osvaldo Aranha, nº 540), no andar superior do Bloco J.

De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 21h30min.

ATENÇÃO: Devido às restrições impostas pelo Covid-19, a Biblioteca está com seus serviços presenciais suspensos desde março de 2020. Por este motivo as devoluções previstas para o período estão sendo automaticamente prorrogadas até a retomada das atividades presenciais.

Alessandra Isnardi Lemõns — Bibliotecária

Bárbara Pilatti Piffer — Bibliotecária

Marina Rosa Cé Luft — Auxiliar de Biblioteca

Sandra Maria Dill Silveira Trucolo — Auxiliar de Biblioteca

E-mail: biblioteca@bento.ifrs.edu.br

Telefone: (54) 3455.3220

• Catálogo online para consulta ao acervo;
  • Empréstimos de materiais;
  • Renovações e reservas de materiais, online (através do Meu Pergamum) ou presencialmente;
  • Espaço de leitura e pesquisa individual e em grupo;
  • Orientação na consulta e uso do acervo;
  • Portal de periódicos IFRS, que democratiza o acesso às ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Repositório Institucional do IFRS, que disponibiliza a produção científica (TCC, relatórios, artigos, teses e dissertações);
  • Livros digitais (Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca);
  • Normas da ABNT e internacionais (Target Web);
  • Orientação ao uso das plataformas digitais;
  • Visita orientada

Regulamentos e Normas

Regulamento da Biblioteca – Resolução nº 033 de 2019 do Conselho de Campus (Concamp).

Normas para Cobrança de Multa – Instrução Normativa PROEN 003/2017.

Regimento Interno do SiBIFRS – Resolução nº 036, de 20 de junho de 2017, do Consup.

Histórico da Biblioteca

Em 22 de outubro de 2013 foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca do Campus Bento Gonçalves, denominada nesta data de Biblioteca Firmino Splendor, em homenagem ao professor, hoje aposentado, Firmino Splendor. Desde então, alunos e servidores da Instituição passaram a contar com modernas instalações de biblioteca, em um prédio totalmente novo, que compreende uma área de 1.247 m²  dividida em dois pavimentos, sendo que a biblioteca ocupa o andar superior, com 623,98 m².

O espaço foi projetado para atender todas as necessidades da comunidade escolar e dispõe de uma infraestrutura que inclui elevador de acesso, computadores para uso dos alunos e salas de estudos em grupo. Além disso, dispõe de uma coleção que busca atender aos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados e o apoio às necessidades informacionais dos usuários, assim como, avançadas fontes de pesquisa digitais, tudo com o objetivo prestar suporte ao ensino, pesquisa e extensão.  .

É importante ressaltar que a Biblioteca  Firmino Splendor do Campus Bento Gonçalves foi a primeira no Brasil a possuir um acervo especializado na área de Viticultura e Enologia.

A Biblioteca faz parte do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SiBIFRS), que é composto por todas as bibliotecas dos 17 campi que integram a Instituição.

O Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas – Pergamum – foi adquirido em 2013 para todas as Bibliotecas do IFRS atuarem de forma integrada e cooperativa. Além do gerenciamento das bibliotecas também oferece uma série de funcionalidades, acessadas pela internet, inclusive em versão mobile. Através do Pergamum é possível consultar o catálogo, utilizar os serviços de renovação e reservas, acompanhar o histórico de empréstimos e as datas de devolução, acesso a livros digitais, normas técnicas, TCC, relatórios de conclusão de cursos, monografias e teses.

Além de constituir um importante espaço acadêmico, a biblioteca também está aberta para consulta local a toda comunidade. O empréstimo domiciliar de livros e outros documentos é restrito a alunos e servidores do IFRS.

A equipe da biblioteca está preparada para atender aos usuários, orientando-os na busca e recuperação de informações nas diversas fontes e formatos.

Última atualização em 01/06/2021