Sobre a Biblioteca Firmino Splendor

Localização

A Biblioteca Firmino Splendor encontra-se no interior do Campus Bento Gonçalves (localizado na Avenida Osvaldo Aranha, nº 540), no andar superior do Bloco J.

De segunda a sexta-feira, das 7h30min às 21h.

Alessandra Isnardi Lemõns — Bibliotecária

Bárbara Pilatti Piffer — Bibliotecária

Marina Rosa Cé Luft — Auxiliar de Biblioteca

Sandra Maria Dill Silveira Trucolo — Auxiliar de Biblioteca

Telefone: (54) 3455.3220

• Catálogo online para consulta ao acervo;
  • Empréstimos de materiais;
  • Renovações e reservas de materiais, online (através do Meu Pergamum) ou presencialmente;
  • Espaço de leitura e pesquisa individual e em grupo;
  • Orientação na consulta e uso do acervo;
  • Portal de periódicos IFRS, que democratiza o acesso às ações de ensino, pesquisa e extensão;
  • Repositório Institucional do IFRS, que disponibiliza a produção científica (TCC, relatórios, artigos, teses e dissertações);
  • Livros digitais (Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca);
  • Normas da ABNT e internacionais (Target Web);
  • Orientação ao uso das plataformas digitais;
  • Visita orientada

Regulamentos e Normas

Regulamento da Biblioteca – Resolução nº 033 de 2019 do Conselho de Campus (Concamp).

Regimento Interno do Sistema de Bibliotecas do IFRS (SIBIFRS) – Resolução Consup nº 013/2022.

Normas para aplicação de penalidades nos casos de atraso ou extravio de obras – Instrução Normativa PROEN nº 2/2023.

Plano de Contingência

Histórico da Biblioteca

Em 22 de outubro de 2013 foram inauguradas as novas instalações da Biblioteca do Campus Bento Gonçalves, denominada nesta data de Biblioteca Firmino Splendor, em homenagem ao professor, hoje aposentado, Firmino Splendor. Desde então, alunos e servidores da Instituição passaram a contar com modernas instalações de biblioteca, em um prédio totalmente novo, que compreende uma área de 1.247 m²  dividida em dois pavimentos, sendo que a biblioteca ocupa o andar superior, com 623,98 m².

O espaço foi projetado para atender todas as necessidades da comunidade acadêmica e dispõe de uma infraestrutura que inclui elevador de acesso, computadores para uso dos alunos e salas de estudos em grupo. Além disso, dispõe de uma coleção que busca atender aos Projetos Pedagógicos dos Cursos ofertados e o apoio às necessidades informacionais dos usuários, assim como, avançadas fontes de pesquisa digitais, tudo com o objetivo prestar suporte ao ensino, pesquisa e extensão.

É importante ressaltar que a Biblioteca  Firmino Splendor do Campus Bento Gonçalves foi a primeira no Brasil a possuir um acervo especializado na área de Viticultura e Enologia.

A Biblioteca faz parte do Sistema de Bibliotecas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SiBIFRS), que é composto pelas 17 bibliotecas que integram o IFRS.

O Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas – Pergamum – foi adquirido em 2013 para todas as Bibliotecas do IFRS atuarem de forma integrada e cooperativa. Além do gerenciamento das bibliotecas também oferece uma série de funcionalidades, acessadas pela internet, inclusive em versão mobile. Através do Pergamum é possível consultar o catálogo, utilizar os serviços de renovação e reservas, acompanhar o histórico de empréstimos, datas de devoluções, acesso a livros digitais, normas técnicas, TCC, relatórios de conclusão de cursos, monografias e teses.

Além de constituir um importante espaço acadêmico, a biblioteca também está aberta a comunidade para consulta local. O empréstimo domiciliar de livros e outros documentos é restrito a alunos e servidores do IFRS.

A equipe da biblioteca está preparada para atender aos usuários, orientando-os na busca e recuperação de informações nas diversas fontes e formatos.

Última atualização em 16/03/2023