Servidores produzem sabão para incluir nas cestas doadas às famílias de estudantes

Um grupo de servidores do Campus Bento Gonçalves produziu cerca de 20 quilos de sabão em barras para compor as cestas que são doadas a cada 20 dias a estudantes e suas famílias.

O sabão foi produzido pelos servidores Jair Matias, Daiane de Marco e Jonas Heck, no Laboratório de Enoquímica, utilizando o óleo descartado pelo refeitório da Instituição.

Para além desse produto, as 41 cestas que estão sendo distribuídas nesta semana contam com outros itens de higiene e limpeza, doados pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional Tecnológica (Sinasefe) – Seção Bento Gonçalves.

Os alimentos que compõem as cestas são diversificados, variando a cada entrega, de acordo com a disponibilidade. Em geral, são compostas por alimentos não perecíveis, tais como arroz, feijão, óleo de soja, sal e açúcar. Os seguintes itens complementam as doações realizadas pela Instituição: frutas, legumes, massa caseira e biscoitos adquiridos de produtores da Agricultura Familiar; ovos e bergamotas oriundos da Estação Experimental do Campus, localizada no distrito de Tuiuty. A quantidade é distribuída proporcionalmente, de acordo com o número de pessoas que integra cada família.

Diversos servidores do Campus participam das atividades de montagem e distribuição das cestas para as famílias beneficiadas. Para além de fazer as entregas em diversos bairros de Bento Gonçalves, eles entregam nas cidades de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi e Monte Belo do Sul.

A Chefe da Seção de Agroindústria, Daiane de Marco, é integrante do Comitê Local de Acompanhamento e Prevenção à Covid-19 e ressalta que todas as atividades realizadas, como a ação de entrega de cestas básicas e a fabricação de sabão com óleo de descarte, proporcionam um misto de felicidade e empatia. O “fazer a diferença”, por mais simples que pareça, ajuda muito quem mais precisa, conclui a servidora.