Início do conteúdo

Servidora do Campus participa de Seminário Municipal sobre Migrações


Ocorreu na Fundação Casa das Artes, na noite de 10 de dezembro, o 1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes. A programação contou a palestra Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira, da PUC-RS, que debateu os direitos humanos em relação ao tema e deixou uma mensagem de maior empatia e sensibilização em relação aos migrantes. Ele também é autor do livro “Direitos Humanos e Migrações Forçadas: Introdução ao direito migratório e ao direito dos refugiados no Brasil e no mundo”, editado pela ediPUCRS.

Já a palestra com a assistente social Vanessa Perin Moogen, do Centro de Atendimento ao Migrante de Caxias do Sul, discorreu sobre a legislação específica da área, de como órgãos e entidades no âmbito internacional, federal podem dar apoio para os municípios no trabalho com os imigrantes, além de esclarecer quais são os direitos dos migrantes nas políticas públicas de saúde, assistência social, educação, trabalho.  E estratégias que por meio da experiência do órgão avançou na garantia de direitos.

Após, houve a Mesa de Debates com o Dr. Gustavo Oliveira De Lima Pereira, Vanessa Perini Moogen, secretário de Saúde de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira, do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFRS – Campus Bento Gonçalves, Sirlei Bortolini, coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Ribeiro, e o tradutor e representante da Comunidade Haitiana, Moïse Herve Emmanuel Lafleur.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de dos povos Tradicionais de Matriz Africana e da Comissão Intersetorial para Povos Imigrantes de Matriz Africana e Etnia Negra, Lisiane Pires, “a Comissão vem fortalecer políticas públicas voltadas para a comunidade imigrante de etnia negra no município. Hoje, se percebe que há um trabalho interessante já sendo desenvolvido pelo Poder Público, mas a agente entende por meio da Comissão que a gente precisa expandir o trabalho para essa comunidade que precisa desta atenção”.

O secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou que “Bento tem uma característica muito especial que é a de enfrentar os desafios por meio do diálogo, construir pontos para que a gente possa cada vez mais ter uma sociedade, uma administração e um governo que possa dar um atendimento a todos. Embora a Colonização Italiana seja predominante, na verdade vivenciamos uma sociedade heterogênea. As migrações são uma realidade que precisa ser acolhida e entendida. E isso está sendo realizado por meio das secretarias de Saúde, Habitação e Assistência Social e de outros tantos serviços que estão sendo oferecidos por Bento Gonçalves. Esta noite marca uma união maior nesse crescimento social”.

O 1º Seminário Municipal sobre Migrações Recentes foi uma realização da  Secretaria da Cultura e Conselho Municipal de dos povos Tradicionais de Matriz Africana através da Comissão Intersetorial para Povos Imigrantes de Matriz Africana e Etnia Negra. E contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI) do IFRS Bento Gonçalves, Movimento Negro Raízes e Adupé Produtora.

 

Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Bento Gonçalves
Fotos: Jose Martim Estefanon

Fim do conteúdo