Seleção de estudantes do IFRS: curso on-line gratuito e provas anteriores ajudam os candidatos na preparação

Os interessados em concorrer a uma vaga nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) que terão a prova como forma de seleção podem contar com um auxílio em sua preparação. A instituição oferece o Pré-IFRS, curso gratuito na modalidade a distância (EaD).

O Pré-IFRS tem como base de conteúdo provas simuladas de processos seletivos anteriores próprios e de outras instituições, a maioria resolvida e comentada pelos professores, além de informações sobre o IFRS: seus campi e possibilidades.

São três tipos de curso preparatório: um voltado para quem quer se preparar para os cursos de ensino médio com o técnico integrado e para os cursos concomitantes ao ensino médio; outro para os interessados nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio; e um terceiro para os candidatos aos cursos superiores.

Os cursos são abertos à participação de qualquer pessoa. As inscrições são on-line. Mais informações e inscrições no site ead.ifrs.edu.br.

Conteúdo das provas

O conteúdo das provas da seleção de estudantes do IFRS é detalhado nos anexos dos editais (documento com informações sobre o Processo Seletivo) de cada tipo de curso. Os editais do Processo Seletivo 2023/1 serão publicados na segunda-feira, dia 03 de outubro de 2022, no site ingresso.ifrs.edu.br.

Provas de Processos Seletivos anteriores

Outra forma de se preparar é acessando as provas dos Processos Seletivos anteriores do IFRS, que estão disponíveis no site de ingresso, juntamente com os gabaritos. No link “Informações / Provas e gabaritos anteriores” do site é possível encontrar os arquivos das provas desde o ano de 2014.

Sobre o Processo Seletivo 2023/1

O IFRS oferece cerca de 5.400 vagas em cursos técnicos de nível médio e em cursos de graduação para ingresso no primeiro semestre de 2023 em seus 17 campi*. Todos os cursos são gratuitos e para ingressar é preciso passar por uma seleção, que varia conforme o curso e o campus de interesse. Pode ser uma prova aplicada pelo Instituto; um sorteio entre os candidatos; o uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde o ano de 2017 até o atual; ou ainda, para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), a participação em uma palestra e em uma entrevista. O detalhamento sobre a forma de seleção de cada curso está publicado na lista de cursos do site de ingresso.

Todas as informações e orientações do Processo Seletivo de estudantes 2023/1 podem ser acompanhadas pelo site ingresso.ifrs.edu.br.

* Os campi do IFRS localizam-se em: Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.