Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS ocorre a partir de terça-feira com a apresentação de 400 trabalhos

Está chegando o momento de o #MundoIFRS compartilhar conhecimentos, ideias, expectativas, inspirações… Começa nesta terça-feira, 7 de dezembro de 2021, o 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS! O maior evento institucional ocorre até o dia 9, com uma intensa programação que vai conectar cerca de mil estudantes e servidores da instituição. Devido à pandemia de Covid-19,  pelo segundo ano consecutivo o Salão será em uma plataforma virtual (abaixo, mais informações e orientações aos inscritos).

A atividade de abertura inicia-se às 10h do dia 07, seguida de uma palestra com o tema central do evento: “100 anos de Paulo Freire: ensino, pesquisa e extensão para uma educação popular e crítica”, ministrada pelo professor Danilo Romeu Streck, da UCS.

Durante os três dias, serão apresentados 400 trabalhos de pesquisa, extensão, ensino, pós-graduação, inovação e indissociáveis desenvolvidos nos campi do IFRS. Palestras e muitas apresentações artísticas também estão na agenda.

Apenas os inscritos terão acesso à plataforma. No entanto, após o Salão, as gravações das palestras e dos painéis serão divulgadas em playlists no canal IFRS – Oficial do YouTube.

O 6º Salão congrega o 10º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); 9º Seminário de Extensão (Semex); 8º Seminário de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); 6º Seminário de Pós-Graduação; 6º Seminário de Internacionalização; Sessão de Indissociabilidade; a Mostra de Inovação e Tecnologias (MIT) e o Concurso Literário.

As apresentações de trabalhos do Semex estarão concentradas na terça-feira, dia 7, no turno da tarde. As apresentações do Sict ocorrerão na quarta, dia 8, pela manhã e à tarde. A MIT e o Seminário de Pós-Graduação ocorrerão na quarta à tarde. Na quinta, dia 9, será a vez das apresentações do Semept e da Sessão de Indissociabilidade, que ocorrerão durante a manhã. Além das apresentações de trabalhos, nos três dias o Salão terá palestras, painéis e atividades artísticas, em uma programação paralela no palco principal da plataforma.

> Confira aqui as atividades do Palco principal e a grade de apresentações de trabalhos nas salas.

> IMPORTANTE: Se você vai participar, deve conhecer e seguir o Código de Conduta do evento.

Vai participar do Salão? Fique atento à dinâmica do evento:

ANTES DO EVENTO

>> Para saber mais sobre o Salão

Os participantes receberão por e-mail da empresa organizadora do evento (RPL) o link do hotsite do 6º Salão do IFRS (acesse aqui). Caso não tenha recebido, confira a caixa de spam.

No hotsite, é possível conferir:

– um resumo do currículo dos palestrantes,

– a programação do palco principal,

– a grade de apresentações de trabalhos,

– informações sobre a plataforma virtual na qual será realizada a programação,

– o Espaço Kids cheio de atividades legais voltadas para os filhos de servidores e estudantes.

Acesso à plataforma virtual do evento

No hotsite está disponível também o link para a plataforma virtual do 6º Salão. Mas antes de acessar a plataforma, é importante assistir a este vídeo que explica como navegar e interagir no ambiente virtual.

Uma dicaassista ao vídeo o quanto antes e já faça uma visita para se familiarizar com a plataforma do evento. É uma forma também de conferir se está tudo certo com o seu acesso. Ao acessar o ambiente virtual do Salão, será solicitado um e-mail e você deve usar o mesmo endereço de e-mail utilizado para a inscrição. Caso esteja inscrito e não consiga acessar, envie uma mensagem de Whatsapp para (11) 91329-7063.

Apresentação de trabalhos

A apresentação de trabalhos ocorrerá nas salas da plataforma virtual chamadas de Salas de Networking. Esse espaço pode ser acessado no menu à esquerda da plataforma.

> Confira com antecedência a sala e o horário da apresentação do seu trabalho, anote e

> Lembrando:

Semex – as apresentações de trabalhos estarão concentradas na terça-feira (7) no turno da tarde.

Sict – apresentações na quarta (8), pela manhã e à tarde.

MIT – apresentações na quarta (8) à tarde.

Seminário de Pós-Graduação – apresentações na quarta (8)  à tarde.

Semept – apresentações na quinta (9) pela manhã.

Sessão de Indissociabilidade – apresentações na quinta (9) pela manhã.

DURANTE O EVENTO

> Dúvidas, problemas ou informações poderão ser resolvidas na Sala “Suporte do evento”, localizada na aba “Salas”.

Roteiro básico da plataforma:

> No botão “Salas” do menu lateral esquerdo você tem acesso ao Palco Principal (onde ocorrerão palestras, painéis e apresentações artísticas) e ao Suporte do evento (para o caso de ter alguma dúvida ou problema).

> Pela aba Networking é possível acessar às salas de apresentações dos trabalhos inscritos no Salão.

> No botão “Agenda”, você tem acesso à programação do evento e pode inclusive favoritar as atividades que têm interesse, que entrarão em destaque na sua agenda.

> No botão “Vídeos” você encontra todos os vídeos de trabalhos do evento.

>> Mas para saber mais e aprender a navegar no ambiente virtual, assista a esse vídeo tutorial.

> Para alterar o idioma das Salas de Networking (que são as salas de apresentação de trabalhos) na plataforma  do inglês para o português, CLIQUE AQUI e assista a esse vídeo tutorial.

Confira o hotsite do 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

(Texto: Comunicação da Reitoria)