Reitor do IFRS e Diretor-Geral do Campus Bento Gonçalves são reeleitos para o quadriênio 2024-2028

Na sexta-feira, 13 de outubro de 2023, foram publicados os resultados finais dos processos de consulta para o cargo de Reitor e Diretores-Gerais dos campi do IFRS para o quadriênio 2024-2028.

No Campus Bento Gonçalves, o professor Rodrigo Otávio Câmara Monteiro foi reeleito Diretor-Geral com 44,30% dos votos válidos. Para o cargo de Reitor do IFRS, o professor Júlio Xandro Heck foi reeleito com 43,67%.

A votação ocorreu em ambiente virtual, no dia 5 de outubro de 2023, com a participação de estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos. Para a contabilização dos resultados foi usada a média ponderada de votos de cada um desses três segmentos.

Sobre o Diretor-Geral

Rodrigo Otávio Câmara Monteiro foi eleito para o primeiro mandato em consulta à comunidade acadêmica realizada em outubro de 2019 e assumiu o cargo em fevereiro de 2020. Natural da cidade de Fortaleza, Ceará, ingressou como professor no Centro Federal de Educação Tecnológica de Bento Gonçalves (Cefet-BG) em 2008 por meio de concurso público. No final daquele ano, quando foram criados os Institutos Federais, a instituição passou a compor o IFRS como Campus Bento Gonçalves.

Além da atuação como docente, antes de ser eleito Diretor-Geral, teve experiências de gestão como Diretor de Pesquisa no Campus Bento Gonçalves e Diretor de Fomento à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico, setor vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) do IFRS.

É graduado como engenheiro agrônomo, fez o mestrado e o doutorado em Irrigação e Drenagem e realizou um pós-doutorado também na área das Ciências Agrárias. Clique aqui para acessar o Currículo Lattes.

Sobre o Reitor

Júlio Xandro Heck ocupa o cargo de Reitor do IFRS desde maio de 2018, quando assumiu um mandato pro tempore em pleito excepcional devido à vacância do cargo, em decorrência do falecimento do então Reitor, Osvaldo Casares Pinto. Em eleições realizadas no ano de 2019, foi eleito para o ciclo de 2020 a 2024.

Iniciou a atuação docente na Escola Técnica vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) em 2005, como professor substituto. Em 2007, ingressou como professor efetivo naquela unidade da Ufrgs que passou a compor o IFRS como Campus Porto Alegre, quando os Institutos Federais foram criados.

No Campus Porto Alegre, além de atuar como professor, também exerceu as funções de Vice-Diretor-Geral e Diretor de Ensino. Foi Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS de janeiro de 2013 a fevereiro de 2016.

É formado em Química Industrial de Alimentos, possui mestrado em Microbiologia Agrícola e do Ambiente, doutorado em Biologia Celular e Molecular e pós-doutorado em Biotecnologia. Clique aqui para acessar o Currículo Lattes.

Diretores-Gerais eleitos para o quadriênio 2024-2028:

• Campus Alvorada: Ademilde Irene Petzold Prado
  • Campus Bento Gonçalves: Rodrigo Otávio Câmara Monteiro