Geral
Publicado o Edital do Processo Seletivo para o Mestrado em Viticultura e Enologia (2025)
Foi publicado na terça-feira, 8 de abril, o Edital nº 19/2025, que regra o Processo Seletivo do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, turma 2025. As inscrições iniciam no dia 28 de abril e encerram no dia 21 de maio de 2025. São ofertadas 30 vagas, sendo 20 delas para o Campus Bento Gonçalves e 10 para Campus Urupema do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Assim como os demais cursos do IFRS, o Mestrado é gratuito, mas para concorrer a uma das vagas será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00.
O curso é presencial, com duração máxima de 24 meses. As vagas em cada uma das instituições serão distribuídas nas duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE): “Tecnologias em Viticultura e Enologia” e “Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura”.
O processo seletivo destina-se a profissionais graduados, em cursos de bacharelado, licenciatura ou de tecnologia (cursos devidamente reconhecidos pelo MEC), preferencialmente com experiência no setor vitivinícola em atividades vinculadas à viticultura, enologia, enoturismo ou gestão vitivinícola e é aberto a brasileiros e estrangeiros. Entretanto, títulos obtidos no exterior deverão atender à legislação brasileira vigente, apresentando revalidação de diploma.
Os interessados devem ler as informações completas no Edital Nº 19/2025, disponível no banner abaixo e no site do curso pos.ifrs.edu.br/ppgve/ingresso/selecao-2025/. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail secretaria.pos@bento.ifrs.edu.br.
Confira abaixo os links e datas importantes:
- Site do Programa, com toda a documentação e informação do processo seletivo: pos.ifrs.edu.br/ppgve/ingresso/selecao-2025/;
- Período de solicitação de isenção da taxa de inscrição: 11 a 16 de abril através do formulário forms.gle/MwC7Vj9WuozvpzQG9;
- Período de inscrições: 28 de abril a 21 de maio através do formulário forms.gle/FuWKMw6kZD42GdXcA;
- Passo a passo para realizar a inscrição.