Início do conteúdo

[Publicações Internacionais] Ciência, Viticultura e Enologia


Integrantes do Grupo de pesquisa “Ciência, Viticultura e Enologia – CVE”, tiveram dois artigos publicados na revista “Ciência e Técnica Vitivinícola”, de Portugal. A revista é editada pelo Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária – INIAV e está entre as 5 revistas mais conceituadas da área de Viticultura e Enologia. Segundo o Journal Citation Reports 2018, o fator de impacto da revista é de 0,875.

O Grupo CVE é composto por professores, técnicos e estudantes do IFRS – Campus Bento Gonçalves, envolvendo cerca de 20 pesquisadores de diversas áreas, onde o foco que os une é o interesse pela uva e o vinho. Os dois trabalhos publicados foram realizados em grande parte dentro da Instituição, nos laboratórios e na unidade de vinificação, com uvas provenientes da Estação Experimental do campus Bento Gonçalves, localizada no distrito de Tuiuty. São pesquisas relacionadas a qualificação de servidores em programas de mestrado e doutorado.

Os artigos publicados encontram-se abertos para o público em geral e podem ser acessados a partir dos seguintes endereços:

The effect of cation exchange resin treatment of grape must on the chemical and sensory characteristics of base wines for sparkling wine

https://www.ctv-jve-journal.org/articles/ctv/abs/2019/02/ctv20193402p91/ctv20193402p91.html

Application of soy protein isolate in the fining of red wine

https://www.ctv-jve-journal.org/articles/ctv/abs/2019/01/ctv20193401p48/ctv20193401p48.html

Além destes dois artigos, também foram publicados dois artigos na “Revista Brasileira de Viticultura e Enologia”, a mais importante da área no Brasil. Um quinto artigo encontra-se aceito para a publicação na revista da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos, a “Food Science and Technology”.

Fim do conteúdo